Secretaria conclui mapeamento de incubadoras tecnológicas no Estado

20/08/2013

Relatório localizou 34 incubadoras de base tecnológica paulistas, responsáveis por abrigar 461 empresas

Mapeamento localizou 34 incubadoras de base tecnológica em todo Estado de São PauloA Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado (SDECT) concluiu neste mês de agosto o mapeamento das incubadoras de empresas de base tecnológica do Estado de São Paulo, com o objetivo de identificar e conhecer a situação atual dos empreendimentos. Realizado em seis meses, o estudo foi preparado pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP) e pela equipe da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP. A Pasta investiu R$ 300 mil no projeto.

Liderado pelo professor Dr. Moacir de Miranda Oliveira Junior, o relatório localizou 34 incubadoras de base tecnológica paulistas, responsáveis por abrigar 461 empresas. O estudo apresentou as principais características dos empreendimentos, como o financiamento de suas operações, o grau de maturidade e sua capacidade de produzir inovação. Entre os dados avaliados estão o número de empresas incubadas, graduadas, o segmento de atuação, o faturamento, o índice de sobrevivência, o número de empregos criados e o valor dos impostos gerados.

De acordo com o subsecretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Marcos Cintra, o estudo permitirá o planejamento estratégico para o fortalecimento da Rede Paulista de Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (RPITec), programa gerenciado pela SDECT. “Das 34 incubadoras mapeadas, sete já estão credenciadas na RPITec. Com o diagnóstico, será possível identificar os desafios e discutir ações para o desenvolvimento das empresas de base tecnológica, além de atrair novos empreendimentos para a rede”, explicou.

As conclusões do relatório serão apresentadas durante a II Expocietec - Exposição e Conferência de Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica, que será realizada nos dias 30 e 31 de outubro, na sede da FecomercioSP, na capital.

Sobre a RPITec
A Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (RPITec) tem o objetivo de fomentar a implantação das Incubadoras de Base Tecnológica. A ação promove nas empresas associadas o empreendedorismo, a integração, o desenvolvimento de metodologias de monitoramento, o apoio à aplicação de capital e a captação de recursos.

Para fazer parte da RPITec, a entidade gestora da incubadora deve enviar um requerimento à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, solicitando sua inclusão na rede. No pedido, entre outros pontos, deve ser demonstrada que a entidade gestora, sem fins lucrativos, atende aos requisitos do decreto, com modelo de gestão apropriado e objetivos compatíveis com a RPITec. O credenciamento é realizado por meio de uma resolução válida por dois anos.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado