carregando...

Notícias

Notícias

SDECT realiza encontro com representantes incubadoras e parques tecnológicos



31/10/2013

Reuniões técnicas reuniram especialistas e representantes das iniciativasde todo o Estado

O subsecretário de Ciência e Tecnologia, Marcos Cintra, conduziu na manhã desta quinta-feira, 31 de outubro, a segunda reunião técnica da Rede Paulista de Incubadoras de Base Tecnológica (RPITec), na sede da FecomercioSP, na capital, que contou com a presença de representantes das iniciativas, especialistas, técnicos da Pasta e convidados. Já no período da tarde, foi realizado o quarto encontro do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec).

Na primeira parte do dia, foram divulgados os resultados do “mapeamento das incubadoras de empresas de base tecnológica do Estado de SP, que fez um retrato da situação atual dos empreendimentos. Responsável pelo estudo, o professor Moacir Miranda apresentou as conclusões do levantamento preparado pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP) e pela equipe da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado investiu R$ 300 mil no projeto, que foi produzido em seis meses.

O relatório identificou 34 incubadoras de base tecnológica paulistas, responsáveis por abrigar 461 empresas, somando 525 módulos. As  iniciativas possuem 33.000 m2 de área construída, dos quais 27.090 m2 são destinados aos módulos. A localização revela que 57,6% está situada a menos de 160 Km da capital, estando presente em 12 das 15 regiões administrativas do Estado.

Em média, os empreendimentos possuem 17 empresas incubadas, com exceção do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), que exibe números maiores. A autossustentabilidade foi o maior desafio identificado no estudo. Órgão vinculado à Pasta, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) destacou-se como principal fonte de recurso de apoio à inovação, sendo acessada por cerca de 30% dos empreendedores.

O subsecretário explicou que as incubadoras são importantes componentes da economia moderna. “Vivemos na era do conhecimento. As incubadoras de base tecnológica são ambientes propícios à inovação, elemento fundamental para competitividade do Estado e do País. Essas iniciativas devem ser tratadas como negócio. O estudo será um importante instrumento para planejar políticas de estímulo à autonomia dos empreendimentos”, destacou.

Participaram também do encontro: o presidente do conselho deliberativo do Cietec, Plínio Assmann, o diretor presidente do Cietec, Cláudio Rodrigues,o diretor executivo do Cietec, Sérgio Risola, e o deputado estadual Orlando Bolçone.

Clique aqui para verificar os principais dados do mapeamento:

http://www.desenvolvimento.sp.gov.br/ultimas-noticias/secretario-rodrigo-garcia-participa-da-abertura-da-ii-expocietec

SPTec

No período da tarde, foi realizada a quarta reunião técnica do Sistema
Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), onde foi debatido o tema “a
visão e a interação das agências de inovação das universidades e do Centro Paula Souza nos atuais ambientes de inovação (incubadoras, parques tecnológicos, centros de inovação e APLs)”.

O encontro contou com as apresentações dos professores Milton Mori, da
Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas, Paulo Roberto Francischini de Carvalho, da Agência de Inovação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Osvaldo Massambani, da Agência de Inovação Centro Paula Souza, Maria Paula Dallari Bucci, Agência de Inovação da Universidade de São Paulo.



 
 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo