SDECT financiará Plano de Desenvolvimento Econômico

03/02/2012

Com verba do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Regional, o secretário Paulo Alexandre Barbosa assinou durante a 10ª edição do Acelera SP, realizada nesta sexta-feira (3), em Pirapozinho, na Região de Presidente Prudente, protocolo de intenções com a Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) para a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Regional e Local do Pontal do Paranapanema. Os estudos, no valor total de R$ 380 mil, serão financiados pela SDECT – R$ 304 mil – com contrapartida do consórcio – R$ 76 mil.

A Unipontal é um consórcio formado por 32 municípios: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabú, Caiuá, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha, Iepê, Indiana, João Ramalho, Marabá Paulista, Martinópolis, Mirante do Paranapanema. Nantes, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Rosana, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba, Tarabai e Teodoro Sampaio.

O Planejamento Estratégico Regional de Desenvolvimento da Região de Presidente Prudente será feito com o objetivo de elaborar e implementar estratégias integradas de desenvolvimento estratégico no âmbito regional, capazes de garantir a sustentabilidade da atividade e contribuir para o desenvolvimento regional. Será elaborado um estudo aprofundado do diagnóstico e prognóstico dos seguintes setores: piscicultura, fruticultura, seringueira,moveleiro e outros agronegócios da região, identificando principais desafios, além de caracterizar e analisar o composto de marketing turístico regional atual e o mercado turístico no qual a região se insere.