SDECT financia Estudo de Desenvolvimento Regional

04/11/2011

Protocolo de intenções visa a realização do Estudo de Desenvolvimento Regional

O secretário Paulo Alexandre Barbosa assinou durante a 6ª edição do Acelera SP, realizada nesta sexta-feira (4), em Osvaldo Cruz, protocolo de intenções com a Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap) para o repasse de R$ 460 mil à entidade visando a realização do Estudo de Desenvolvimento Regional. A ação irá subsidiar a criação da Agência de Desenvolvimento Regional da Nova Alta Paulista e do Pontal do Paranapanema.

Serão destinados R$ 460 mil do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Regional para o financiamento dos estudos e de projetos de desenvolvimento nas áreas de economia regional, serviços públicos e desenvolvimento sustentável. Ao todo, 30 municípios integram o consórcio: Adamantina, Arco Íris, Bastos, Dracena, Flora Rica, Flórida Paulista, Herculândia, Iacri, Inúbia Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Lucélia, Mariápolis, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Pacaembu, Panorama, Parapuã, Paulicéia, Pracinha, Queiroz, Rinópolis, Sagres, Salmourão, Santa Mercedes, São João do Pau D´Alho, Tupã e Tupi Paulista.

Parte dos recursos, no valor de R$ 380 mil, virá de convênio com a Unipontal - União dos Municípios do Pontal do Paranapanema –, formada por 33 municípios: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabú, Caiuá, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha, Iepê, Indiana, João Ramalho, Marabá Paulista, Martinópolis, Mirante do Paranapanema. Nantes, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Rosana, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba, Tarabai e Teodoro Sampaio.

As agências de desenvolvimento regional são entidades governamentais ou não governamentais que têm como finalidade precípua o desenvolvimento de um conjunto de municípios de uma determinada região, segundo as suas peculiaridades em termos de clima, economia, agricultura, pecuária, indústria, comércio.