São Sebastião da Grama recebe 3ª edição do evento

08/09/2011

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, anuncia nesta sexta-feira (9), durante encontro em São Sebastião da Grama, um pacote de investimentos para uma série de ações do Governo do Estado na região. Entre as medidas previstas, está o aporte de R$ 3 milhões para equipar os novos laboratórios da Escola Técnica Estadual (Etec) de Pirassununga. Por meio de uma parceria entre o Governo de São Paulo e a prefeitura de Pirassununga, terão início em 2012 as obras de ampliação da Etec, que passará a contar com as instalações do prédio onde funcionava a Escola Estadual General Asdrúbal da Cunha.

Também serão assinados termos de cooperação para implantação de dois espaços empresariais em Aguaí e São Sebastião da Grama, além da elaboração de um planejamento estratégico voltado ao turismo, abrangendo as 16 cidades que integram o Consórcio de Empreendedorismo da Alta Mogiana.

O pacote de investimentos contempla ainda R$ 2,5 milhões na criação de 1.182 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos do Via Rápida Emprego em 22 municípios locais. Os anúncios fazem parte do evento Acelera SP – Encontros para o Desenvolvimento Regional, que terá início às 14 horas, no Centro Cultural do Café, em São Sebastião da Grama –Praça das Águas, 100 – Jardim São Domingos.

“O Acelera São Paulo representa o esforço do Governo do Estado para aproximar e estreitar as relações com os municípios, apresentando aos prefeitos as ações que irão contribuir com o crescimento das diversas regiões do Estado”, explica o secretário Paulo Alexandre Barbosa.

Os encontros do Acelera São Paulo pretendem percorrer todo o Estado, dividido em 14 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a SDECT e os setores produtivos regionais. O município de São Sebastião da Grama receberá a 3ª edição do encontro, que tem como objetivo apresentar os projetos da pasta e discutir em conjunto com prefeitos e empresários locais ações que estarão entre as prioridades da pasta.

Dentre os temas, serão debatidas propostas de estímulo à atividade econômica focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O evento destacará as ações voltadas à capacitação de mão de obra, incentivo à pesquisa, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao empreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior, e atração de novos investimentos. Nesta edição serão contemplados 26 municípios: Águas da Prata, Aguaí, Caconde, Casa Branca, Conchal, Descalvado, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itapira, Itobi, Mococa, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.