São Paulo marca presença no fórum Lands of the World

23/11/2009

Secretário de Desenvolvimento ressaltou medidas do Estado para combater a crise (Divulgação/FLW)

Reunido com lideranças políticas de diferentes partes do mundo, o secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, participou, entre os dias 19 e 21 de novembro, do fórum Lands of the World - Communities for the World, realizado na região da Lombardia, na Itália. Trata-se de uma iniciativa do governo de Lambardia, em conjunto com o Ministério de Relações Exteriores italiano, que teve como objetivo debater a importância do papel das macroeconomias regionais no desenvolvimento econômico mundial. O secretário-adjunto de Desenvolvimento, Luciano de Almeida, também esteve presente no fórum, e participou de uma mesa de debates sobre o tema "Economia baseada no conhecimento".

Além de São Paulo, estiveram reunidos 14 líderes de importantes regiões do mundo. O evento teve como foco principal ratificar a importância dessas regiões para economia local de seus países, estimulando o desenvolvimento econômico de instituições de âmbito nacional.

Entre os assuntos, os líderes discutiram a necessidade de criar uma rede eficaz entre as principais economias do mundo, a fim de avaliar e trocar experiências voltadas ao desenvolvimento regional e mundial, como efeito anti-crise.

Além de São Paulo, estiveram reunidos 14 líderes de importantes regiões do mundo (Divulgação/FLW)
Atualmente, a concorrência global ocorre principalmente entre os centros de poder regional ou sub-nacional. O papel das economias regionais é um dos fatores-chave na resposta à crise econômica mundial, além de contribuir na elaboração de novas regras na diplomacia, na competição e na cooperação entre os países.

Participaram do encontro lideranças das mais dinâmicas e importantes regiões do mundo: Lombardia (Itália), Baden Württemberg (Alemanha), Baviera (Alemanha), Gauteng (África do Sul), Califórnia (EUA), Illinois (EUA), Madrid (Espanha), Massachusetts (EUA), Quebec (Canadá), Nuevo Leon (Méxido), New South Wales (Austrália), Saint Petersburg (Russia), Shangai (China), Cingapura e São Paulo (Brasil).