carregando...

Notícias

Notícias

São Paulo ganhará nova fábrica da Mercedes-Benz



01/10/2013

Com investimentos de R$ 506 milhões, a quarta fábrica da marca no Brasil, será voltada à produção de automóveis, entre eles o recém-lançado GLA, que passará a ser fabricado mundialmente a partir de 2014
 
Governador e o presidente mundial da Mercedes-BenzO governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento, Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, participaram, nesta terça-feira, (01/10), no Palácio dos Bandeirantes, da cerimônia de anúncio da nova fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, município do interior paulista. Também participaram do encontro o presidente da agência de atração de investimentos Investe SP, Luciano Almeida, o presidente mundial da Mercedez Benz, Andreas Renschler, o presidente da montadora no Brasil, Philipp Schiemer, e o prefeito de Iracemápolis, Valmir Gonçalves de Almeida.

Segundo a montadora alemã, a fábrica vai produzir a próxima geração de veículos Classe C e o recém-lançado GLA, além de outros modelos a serem definidos.  A planta será instalada em terreno de 2,4 milhões de metros quadrados, ocupando uma área construída de 200 mil metros quadrados.

O empreendimento receberá investimento inicial de cerca de R$ 500 milhões, gerando mil novos empregos. A ideia é iniciar, em 2016, produção de cerca de 20 mil veículos por ano. Além disso, novos dois mil postos de trabalho deverão ser criados em fase mais avançada.

Para o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o anúncio da nova fábrica em Iracemápolis significa uma perspectiva de avanço tecnológico e a geração de milhares de empregos diretos e indiretos. "A Mercedes-Benz é uma gigante da indústria automobilística internacional, que tem a marca forte da qualidade e da inovação. A construção de mais uma fábrica aqui comprova que a excelência do capital humano e da infraestrutura paulista fazem toda a diferença para quem vem investir no Brasil, bem como o excelente trabalho de apoio da agência Investe São Paulo, que tem justamente a missão de ser uma parceira das empresas que escolhem atuar em nosso Estado", afirma o governador Geraldo Alckmin.

O investimento foi disputado por estados como Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Mas, com o apoio da Investe São Paulo, a empresa acabou optando pela pequena cidade de Iracemápolis, que contará nos próximos anos com um grande desenvolvimento econômico e social.

Secretário fala da importância da implantação de nova fábrica para Iracemápolis e reigãoPara o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, a nova planta em Iracemápolis, além de gerar emprego e renda, contribuirá para o desenvolvimento econômico e tecnológico da região e do Estado. “Essa é a terceira fábrica da Mercedes-Benz instalada no Brasil e a segunda em São Paulo, que mostra que os investimentos do Governo em infraestrutura, pesquisa, inovação e qualificação profissional são fatores decisivos de competitividade”, completa.

Entre os serviços prestados estão a localização de área, assessoria em infraestrutura, licenças ambientais e nas questões tributárias. “Atendemos a empresa desde o início do ano. Nossa equipe avaliou 21 cidades cidades, tanto em aspectos ambientais quanto de infraestrutura, e visitou, junto com membros da empresa, oito municípios. Vamos continuar atendendo a Mercedes e sendo o ponto focal de contato da empresa com todos os órgãos do Governo do Estado, contribuindo para o sucesso do empreendimento”, explicou o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida.

Para o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO da Daimler para a América Latina, Philip Scheimer, a proximidade da nova fábrica com as plantas já existentes também foi estratégica para a escolha da cidade, permitindo uma melhor integração entre as duas unidades e a possibilidade do intercâmbio de funcionários entre elas.  “Com a produção local de automóveis, a Mercedes-Benz sobressai como a única empresa que atua em todos os segmentos de mobilidade no Brasil, com automóveis, caminhões, ônibus e vans”, disse Schiemer.

Sobre a Mercedes no Brasil 
A Daimler está representada no Brasil pela Mercedes-Benz do Brasil Ltda., que possui operações das divisões Mercedes-Benz Automóveis, Daimler Trucks, Daimler Buses e Daimler Financial Services. A fábrica da Daimler AG de São Bernardo do Campo é a maior fora da Alemanha e a única onde caminhões, chassis de ônibus e agregados tais como motores, caixas de câmbio, eixos e cabines de caminhões são produzidos no mesmo local. A unidade de Juiz de Fora, que foi incorporada à rede de produção global de veículos comerciais Mercedes-Benz em 2010, tem produzido os caminhões leves Actros e Accelo para o mercado latino-americano desde 2012.

Sobre a Investe São Paulo
A Investe São Paulo é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou investir na expansão dos seus empreendimentos. A agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para os seus negócios e facilita o contato das empresas com órgãos públicos e privados.

Estão ainda entre as atribuições da Investe São Paulo recepcionar delegações estrangeiras, apresentar as oportunidades de investimento no Estado, prospectar novos negócios e disponibilizar informações que contribuam para o desenvolvimento de São Paulo, além de promover a imagem do Estado no Brasil e no exterior como destino de investimentos.


Fonte: SDECT e Investe SP

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo