carregando...

Notícias

Notícias

São Paulo é cidade brasileira que mais recebe eventos internacionais



13/05/2015

Fonte: Investe São Paulo com informações do SPCVB

A capital paulista está entre as 35 cidades do mundo que mais recebem eventos internacionais. Os dados estão no último levantamento realizado pela International Congress and Convention Association (ICCA) – entidade internacional responsável pela administração do maior banco de dados de eventos ao redor do mundo, divulgado em 11 de maio.

A metrópole passa a ocupar a 34ª posição mundial, com 66 eventos, se posicionando à frente de destinos tradicionais, como Rio de Janeiro, que aparece ao lado de Lima, com 64 eventos, Toronto, Vancouver, Milão e Dubai. O resultado paulistano contribuiu para a 10ª colocação, com 291 grandes encontros mundiais, sendo 22,68% realizados em São Paulo.

“A boa colocação do país, assim como das demais cidades brasileiras e latino-americanas no ranking, mostra como as cidades estão melhorando: tanto na estrutura para realizar eventos de perfil ICCA, quanto na organização de informações por parte de CVBx e órgãos públicos de turismo. E mostra como São Paulo tem vocação para realizar eventos internacionais associativos, de extrema importância no mundo técnico-científico e responsáveis por trazer novidades, estudos e pesquisas nas diversas áreas do conhecimento", comenta o presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando.

Em 2003, São Paulo ocupava a 98ª posição, com 7 eventos cadastrados. Com a profissionalização do mercado e criação de metodologia de pesquisa mais eficiente, a cidade iniciou um forte trabalho de evolução nos anos seguintes. Para ter o perfil ICCA, o evento precisa ser internacional, com periodicidade definida, rotativo, associativo e com presença mínima de 50 participantes.

Sobre o SPCVB
Com 31 anos de existência e primeiro Convention & Visitors Bureau da América do Sul, o São Paulo Convention & Visitors Bureau é uma fundação estadual de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega atualmente mais de 700 associados-mantenedores, representando todos 61 segmentos do trade turístico paulista. Seus objetivos são a ampliação do número de visitantes e o aumento de sua estadia por meio da captação e suporte a eventos, promoção e programa de capacitação. 
Para isso, a entidade integra setores da sociedade em parcerias público-privadas a fim de dinamizar o volume de negócios e o mercado de consumo, contribuindo para o desenvolvimento econômico do destino, melhoria da qualidade de vida e renda de seus habitantes, e aumento do número de visitantes. Os recursos financeiros da Fundação são provenientes da mensalidade dos associados, de parcerias e da contribuição facultativa do room tax junto aos hóspedes dos hotéis associados.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo