São Lourenço da Serra terá cursos técnicos gratuitos

05/11/2009

O município de São Lourenço da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, contará a partir de 2010 com cursos técnicos gratuitos do Centro Paula Souza. A parceria entre o governo do Estado e a prefeitura prevê a criação de uma classe descentralizada, com 80 vagas nos cursos técnicos de Administração e Logística. A assinatura do convênio foi realizada, nesta sexta-feira, 06 de novembro, pelo secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o prefeito de São Lourenço da Serra, Lener do Nascimento Ribeiro.

A nova classe descentralizada será implantada na Escola Municipal Maria Nérea Rampim – Rua João Alfredo de Moraes, 386 – Centro -, que funcionará como uma extensão da Escola Técnica (Etec) de Carapicuíba. As aulas terão início no primeiro semestre de 2010.

Sobre os cursos
O técnico em administração é o profissional que executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoque. Além disso, opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material, utilizando ferramentas de informática básica, como suporte às operações organizacionais.

Já o técnico em Logística atua na operação e no controle de produção de bens e serviços, compras, recebimento, armazenamento, movimentação, expedição, transporte e distribuição de materiais e produtos, utilizando ferramentas de tecnologia de informação. O profissional também presta atendimento a clientes e implementa procedimentos de controle de custos, qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 77,3% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 85,6% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos mensais.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (28,2%), seguido por serviços (18,4%), comércio (14,%), saúde (9,2%), informática (6,6%), educação (4,9%), agropecuária (4,5%) e construção civil (4,3%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.