São José dos Campos ganha Etec

17/07/2009

O governo do Estado inaugurou oficialmente nesta sexta-feira, 17 de julho, a Escola Técnica (Etec) de São José dos Campos. A unidade, que começou a funcionar no segundo semestre de 2008, oferece três cursos técnicos: Administração, Automação Industrial e Informática, além do ensino médio. A Etec contabiliza atualmente 561 alunos matriculados. "O Vale do Paraíba é muito bem qualificado em matéria de recursos humanos e vai ficar mais ainda", afirmou o governador José Serra durante a inauguração da Etec.

Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, ressaltou o grande número de candidatos no processo seletivo da nova Etec. "Automação Industrial foi o curso mais disputado da região no último vestibulinho, com quase dez alunos por vaga”, disse.

O governo do Estado investiu até agora, em mobiliário e equipamentos, R$ 943 mil na nova unidade. Coube à Prefeitura de São José dos Campos a reforma e a adequação do prédio, onde funcionava o antigo Cefam (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) e hoje está instalada a Etec.

O local possui, entre suas instalações, biblioteca, auditório e dez laboratórios: cinco para o curso de Automação Industrial (Hidráulica, Pneumática, Máquinas e Comandos Elétricos, Eletrônica Digital e Microcontroladores, e Eletrônica Analógica), quatro laboratórios de informática e um de Gestão, além dos laboratórios de Física, Química e Biologia. “Estamos investindo na capacitação da mão-de-obra para gerar empregos. São R$ 8 milhões de investimentos para ampliar a Fatec no Parque Tecnológico“, afirmou o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury.

A região de São José dos Campos conta agora com nove Etecs: São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Caçapava, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Pindamonhangaba, São Sebastião e Taubaté. Existe ainda uma classe descentralizada em Caraguatatuba, que em breve será uma Etec. “A região está sendo bem atendida pelo Estado em matéria de ensino técnico. Temos no total 10.500 matrículas na região. Aumentamos em 50% esse número nos últimos três anos e em breve teremos também Etecs em Caraguatatuba, Lorena e Ubatuba, e a Fatec em Taubaté”, anunciou Serra.

Piquete
Após a inauguração da Etec, o secretário de Desenvolvimento foi recebido pelo prefeito de Piquete, Otacílio Rodrigues da Silva, no Clube Elefante Branco, para assinatura de convênio para implantação de cursos técnicos no município. A cidade contará, a partir deste segundo semestre, com uma classe descentralizada, extensão da Etec José Sant´ana de Castro, de Cruzeiro. A classe, implantada em parceria com a prefeitura, vai oferecer dois cursos técnicos: Administração (40 vagas / noite) e Agenciamento de Viagem (40 vagas / noite). A prova do Vestibulinho foi feita no último dia 5 de julho. No total, 413 candidatos se inscreveram para disputar as 80 vagas oferecidas. As aulas terão início no próximo dia 27.

Outras novidades para o 2° semestre
Em Cruzeiro, será implantada uma nova turma para o curso de Administração (40 vagas); em Jacareí, será implantado o curso de Redes de Computadores (40 vagas); e em Pindamonhangaba, será implantado o curso de Contabilidade e Logística (40 vagas, cada).

A região de São José também participa de um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento e a Secretaria de Estado de Educação. Salas ociosas das escolas da rede estadual serão utilizadas a partir de agosto para o ensino de cursos técnicos noturnos. Lorena e São José dos Campos fazem parte do programa, com 120 vagas para Logística, Contabilidade e Serviços Imobiliários.

Fatecs
São José dos Campos conta com uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) desde o primeiro semestre de 2006, na qual o governo de São Paulo já investiu R$ 1,168 milhão. Lá estão matriculados 601 alunos. Para o segundo semestre, foram oferecidas mais 200 vagas em quatro cursos superiores de Tecnologia: Informática - Ênfase em Banco de Dados e Redes de Computadores, Logística e Transportes, Sistemas Aeronáuticos - Manufatura e Sistemas Aeronáuticos, e Mecânica e Manutenção. No total, a região administrativa conta com cinco Fatecs. Além de São José, há Fatecs em Cruzeiro, Guaratinguetá, Pingamonhangaba e São Sebastião. No segundo semestre de 2009, será implantado em Pindamonhangaba o curso inédito de Manutenção Industrial (40 vagas).

Plano de Expansão do Ensino Profissionalizante
O aumento da oferta de cursos técnicos na região de SJC faz parte do Plano de Expansão do Ensino Profissional do Centro Paula Souza – autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento que administra as Etecs e as Fatecs do Estado. O plano tem como meta aumentar em 100 mil o número de matrículas no Ensino Técnico e em 50 mil no Ensino Médio nas Etecs, além de dobrar o número de Fatecs, passando de 26 para 52 unidades até 2010.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 77,3% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 85,6% desses técnicos têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos mensais.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (28,2%), seguido por serviços (18,4%), comércio (14,%), saúde (9,2%), informática (6,6%), educação (4,9%), agropecuária (4,5%) e construção civil (4,3%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas empresas de médio porte, com 20,5%. Depois aparecem serviço público (16,3%), microempresas (15,9%), pequenas empresas (15,8%), e propriedades rurais, com índice de contratação de 1,4%.