São José do Rio Pardo, Mococa, Cajuru e Altinópolis

13/03/2010

Lançado edital para obras de reforma e ampliação da Etec de São José do Rio Pardo

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve neste sábado, 13 de março, nos municípios de São José do Rio Pardo, Mococa, Cajuru e Altinópolis, onde anunciou novos investimentos no ensino técnico. O primeiro evento foi realizado em Rio Pardo, pela manhã, no Teatro da Fábrica de Expressão.

Na oportunidade, o secretário fez o lançamento do edital para as obras de construção do novo prédio da Escola Técnica (Etec) de São José do Rio Pardo. O Estado pretende investir cerca de R$ 11,6 milhões no novo bloco, que terá salas de aula, laboratórios e refeitório. Os investimentos também preveem a construção de quadra esportiva e portaria, além de reformas nas áreas externas.

Em funcionamento desde 2006, a Etec de São José do Rio Pardo soma mais de 600 alunos matriculados. No vestibulinho para o 1º semestre de 2010, a unidade ofereceu 40 vagas para o Ensino Médio e 160 vagas distribuídas em quatro cursos técnicos: Administração, Informática, Redes de Computadores e Informática para Internet. Mais de 600 candidatos disputaram as 200 vagas oferecidas. A maior procura foi registrada no curso técnico de Administração, no período da noite, que teve a relação de 3,9 candidatos por vaga.

Em Mococa, foi assinada ordem de serviço para início das obras de reforma da Etec

Mococa
Em seguida, o secretário esteve em Mococa, onde assinou ordem de serviço para início das obras de reforma e ampliação da Etec Francisco Garcia. A unidade vai receber R$ 445 mil em investimentos do Estado para construção de laboratórios, salas de aula, refeitório e depósito, além de reformas na cobertura. As obras deverão estar prontas até o final de 2010.

A Etec Francisco Garcia soma mais de 1.300 alunos matriculados. No vestibulinho para o 1º semestre de 2010, a unidade ofereceu 160 vagas para o Ensino Médio e 400 vagas distribuídas em nove cursos técnicos: Administração, Enfermagem, Farmácia, Informática, Mecânica, Meio Ambiente, Química, Segurança do Trabalho e Turismo Receptivo. Mais de 1,4 mil candidatos disputaram as 560 vagas oferecidas. A maior procura foi registrada no curso técnico de Farmácia, no período da noite, que teve a relação de 4,7 candidatos por vaga.

Além da Etec Francisco Garcia, no mesmo complexo funciona a Etec João Baptista de Lima Figueiredo, que soma mais de mil alunos matriculados. No vestibulinho para o 1º semestre de 2010, a unidade ofereceu 144 vagas para o Ensino Médio e 328 vagas distribuídas em sete cursos técnicos: Automação Industrial, Eletrotécnica, Eletrônica, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática, Mecatrônica e o semipresencial de Gestão de Pequenas Empresas. Mais de 900 candidatos disputaram as 472 vagas oferecidas. A maior procura foi registrada no curso técnico de Eletrotécnica, no período da noite, que teve a relação de 4,8 candidatos por vaga.

Convênio assinado com a prefeitura levará curso técnico de Informática a Cajuru

Graças a uma parceria com a Secretaria estadual da Educação, Mococa também oferece o curso técnico gratuito de Informática na Escola Estadual Oscar Vilhares. As aulas são ministradas no período noturno por professores da Etec Francisco Garcia.

O complexo educacional de Mococa conta ainda com uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Centro Paula Souza. Implantada em 2004, a unidade soma mais de 570 alunos matriculados em cursos superiores de tecnologia. No vestibular para o 1º semestre de 2010, a Fatec ofereceu 160 vagas distribuídas em quatro cursos gratuitos de graduação tecnológica: Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Processos Gerenciais. Mais de 440 candidatos disputaram as 160 vagas oferecidas. A maior procura foi registrada no curso de Gestão Empresarial, no período da noite, que teve a relação de 5,7 candidatos por vaga. Entre 2008 e 2009, a unidade também recebeu investimentos do Estado para construção de um novo bloco. No total, foi investido R$ 1,8 milhão nas obras.

Altinópolis terá curso técnico gratuito de Agente Comunitário de Saúde

Cajuru e Altinópolis
Após os anúncios em Rio Pardo e Mococa, o secretário seguiu para Cajuru, onde assinou convênio com a prefeitura para criação de uma classe descentralizada do Centro Paula Souza na Escola Municipal André Ruggeri, no Bairro Cruzeiro. A escola vai oferecer, a partir do 2° semestre de 2010, 40 vagas no curso técnico gratuito de Informática, no período noturno. As aulas serão ministradas por professores da Etec Francisco Garcia, de Mococa.

Por último, o secretário esteve em Altinópolis, onde assinou convênio com a prefeitura para criação de uma classe descentralizada do Centro Paula Souza na Escola Municipal Padre Geraldo Trossel, no Bairro Vila Maria. A escola vai oferecer, a partir do 2° semestre de 2010, 40 vagas no curso técnico gratuito de Agente Comunitário de Saúde, no período noturno. As aulas serão ministradas por professores da Etec Antonio de Pádua Cardoso, de Batatais.