carregando...

Notícias

Notícias

São Carlos recebe Exportar para Crescer



26/04/2007

Foi Foi realizado nesta quinta-feira (26/04), em São Carlos, o “EXPORTAR PARA CRESCER - Novos Caminhos para o Mercado Externo”, evento organizado pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e a São Paulo Chamber of Commerce - SPChamber.

O evento, que durou todo o dia, contou com a presença de Ernesto Masselani Neto, Vice-Presidente da Regional Administrativa 18 da FACESP, José Eduardo Casemiro, Presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos - ACI-SC, João Miller, da Secretaria de Desenvolvimento do Município de São Carlos e José Cândido Senna, Coordenador do Projeto EXPORTA, SÃO PAULO. Todos os presentes discursaram sobre a importância do crescimento da cultura exportadora para o desenvolvimento do estado.

O ciclo de seminários teve início com José Cândido Senna, coordenador do Exporta, São Paulo, com o tema “Exporta, São Paulo - Objetivo e Linhas de ação”. Despois de apresentadas as linhas pelas quais o programa pretende incentivar o exportador, foi a vez de Milton Fernando Lamanauskas, assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo (SD - SP), com o tema “Panorama Geral do Comércio Exterior Brasileiro e Paulista”. No discurso, Lamanauskas falou sobre a importância da região de São Carlos para o desenvolvimento do comércio paulista: “A região, que é chamada de ‘Centro do Estado’, devido à sua excelente posição logística, se destaca por ser um pólo técnológico do Estado. É sabido que a agregação de inovação e tecnologia nos produtos e serviços é a forma mais eficaz de tornar-se globalmente competitivo. O Projeto Exporta São Paulo é um processo contínuo, que se iniciou com a mobilização na região com o seminário ‘Exportar para Crescer’ realizado hoje, trará a todos os participantes informações, conhecimento e ferramentas para a correta capacitação e inserção das empresas no cenário mundial.”

Após uma pausa, os seminários foram retomados com Nelson Ludovico, consultor da FedEx e coordenador do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Pequenas e Médias empresas exportadoras, com o tema “Logística de Exportações e Importações e as Operações Simplificadas”. Dando continuidade aos trabalhos, o assunto escolhido foi “Mecanismo de Financiamento de Exportações”, explanado por Hiroshi Tanahara, diretor de câmbio do Banco Português de Negócios – BPN Brasil.

Três exportadores da Região Administrativa 6 (RA-6) da FACESP estiveram presentes e compartilharam suas experiências, salientando a melhoria trazida nos negócios pela experiência com o mercado externo. Os palestrantes foram Frederico Ferreira Hildebrand, Gerente de Exportação da Hildebrand Alimentos LTDA, de São Carlos, Ademar Ramos da Silva, sócio-presidente da Alumínio Ramos Ind. e Com. LTDA, de Araraquara e Manoel Braga, diretor geral da HDS MECPAR Ind. e Com LTDA, de Matão.

No período da tarde aconteceu uma série de Despachos Executivos, com um plantão “Tira-dúvidas” de exportação com o Banco Português de Negócios (BPN), FedEx, PROGEX/IPT – Programa de apoio tecnológico à exportação, Sebrae- SP e SPChamber – Inteligência Comercial.

Após tirarem as dúvidas, os empresários e prestadores de serviço de comércio internacional reuniram-se para um encontro de negócios.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo