Santos e Itanhaém garantem apoio tecnológico do IPT

30/05/2012

Durante a 17ª edição do Acelera SP, o secretário Paulo Alexandre Barbosa realizou a entrega da Atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos para o Município de Santos. Trata-se de um relatório elaborado pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológica – com recursos do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem) – que atualiza o mapeamento das 22 áreas de risco de Santos, feito em 2005. O documento levou 6 meses para ficar pronto, a um custo de R$ 330 mil.

Também foi anunciada parceria com a prefeitura de Itanhaém para contratação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), por meio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem), para elaboração da Revisão do Plano Diretor e da Legislação de Uso do Solo de Itanhaém. O estudo está orçado em R$ 382 milhões e ficará pronto em 7 meses.

O Patem é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia que financia serviços especializados do IPT para obtenção de diagnósticos emergenciais em municípios de pequeno e médio porte. Os temas trabalhados pelo Patem são: planejamento territorial, infraestrutura pública, defesa civil, mineração, cerâmica, resíduos sólidos, recursos hídricos, agricultura irrigada, habitação, distritos industriais, turismo e Arranjos Produtivos Locais (APLs). O programa existe desde 1989. Ao longo desses 22 anos, já foram investidos mais de R$ 16 milhões em mais de 550 atendimentos.