Santos abre inscrições para TecSaúde

10/08/2009

Os moradores da Baixada Santista interessados em fazer curso de técnico em enfermagem oferecido pelo Governo de São Paulo têm à disposição, de 11 a 14 de agosto, duas unidades de saúde de Santos para fazer a inscrição. Os candidatos devem procurar, das 10h às 20h, os postos de atendimento instalados na Santa Casa de Santos e no Hospital Guilherme Álvaro (veja abaixo os endereços).

O curso de técnico em enfermagem é gratuito e abrange todo o Estado de São Paulo. O público-alvo são os auxiliares de enfermagem da rede pública ou privada de saúde que estejam ou não em atividade.

Para se inscrever, o candidato tem de apresentar carteira de identidade, CIC e o número do Coren (Conselho Regional de Enfermagem). O objetivo é capacitar todos os interessados num prazo de três anos.

A iniciativa está sob a coordenação da Secretaria de Gestão Pública, por meio da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo). Participam do programa o Centro Paula Souza, ligado à Secretaria de Desenvolvimento, e as Secretarias da Saúde e de Educação.

A finalidade do programa – denominado de TecSaúde - é ampliar a formação escolar dos profissionais de saúde, aumentar a sua inserção no mercado de trabalho e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população pela rede pública e privada de saúde, particularmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso tem duração de 10 a 12 meses, dependendo da disponibilidade do candidato para conciliar as aulas com trabalho e estágio. A conclusão dos estudos aumenta a qualificação do candidato, que passa de auxiliar a técnico em enfermagem.

Para participar, os interessados devem ter certificação reconhecida de auxiliar de enfermagem. De acordo com o Coren, existem no Estado 190 mil auxiliares de enfermagem, dos quais 70% estão na região metropolitana da capital e os demais, no interior.

O secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, ressalta a importância do programa: “Quando a educação se põe a serviço da saúde, cumpre com o justo propósito de contribuir com a função social do Estado de assegurar tratamento digno e de qualidade a toda a população”, afirma.

Já para o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, no mercado competitivo de hoje, é preciso cada vez mais se aperfeiçoar profissionalmente. "O curso vai possibilitar aos auxiliares de enfermagem ganhar qualificação, aumentando o seu grau de empregabilidade. Essa iniciativa também trará reflexos positivos na qualidade do atendimento que estes profissionais prestam à sociedade”, destaca.

“Esta é uma iniciativa fundamental para aperfeiçoar o atendimento na rede pública de saúde. Queremos qualificar esses profissionais, que são responsáveis diretos pelos milhões de pacientes atendidos pelo SUS de São Paulo", afirma o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Inscrições
Além dos postos nas unidades de saúde, é possível se inscrever pela internet no site da Fundap (www.fundap.sp.gov.br) até o dia 25 de agosto. Os candidatos encontrarão a ficha cadastral, os requisitos do programa e as informações complementares sobre o curso. As dúvidas poderão ser tiradas pelos telefones 3066-5660 ou 3066-5500.

Após fazer a inscrição, o candidato será contatado por e-mail, carta ou telefone pela escola da sua região que ministrará o curso. No comunicado constará o período da matrícula e o endereço da escola à qual deverá comparecer para efetuar a matrícula, bem como os documentos que deverá apresentar.

O curso de técnico de enfermagem terá duração de 690 horas, sendo 490 de aulas teóricas e 200 de estágio supervisionado pelas unidades da ETSUS (Escola Técnica do SUS do Estado de São Paulo). As turmas terão até 36 alunos e serão formadas conforme o preenchimento das vagas. As aulas, com duração de até 12 meses, começam a partir de setembro com a formação das primeiras turmas.

O TecSaúde é inspirado no projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae), uma experiência bem-sucedida criada pelo Governador José Serra na época em que foi ministro da Saúde. O programa resultou na formação de 188.423 auxiliares de enfermagem e de 74.934 técnicos em enfermagem. A medida também permitiu que 15.957 auxiliares de enfermagem pudessem fazer curso de complementação do ensino fundamental. Promoveu ainda a formação de 13.161 enfermeiros como docentes de educação profissional.

Inscrições: site da Fundap (www.fundap.sp.gov.br) até 25 de agosto

Postos de atendimento em Santos

Santa Casa
Endereço: Av. Dr. Cláudio Luís da Costa, 50 - Jabaquara