Santa Rita D’Oeste terá Centro Empresarial

26/08/2011

,p>O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Paulo Alexandre Barbosa, confirmou nesta sexta-feira (26), durante a segunda edição do Acelera São Paulo, promovido em Santa Fé do Sul, a implantação de um centro empresarial em Santa Rita D’Oeste, mediante protocolo de intenções que será assinado com a prefeitura para o repasse de R$ 70 mil.

Com objetivo de estimular a adoção de ações inovadoras e tecnológicas, os centros empresariais atuam como escritórios de apoio a agentes empresariais (indíviduos e empresas). A partir da indentificação das necessidades dos agentes empresariais, são desenvolvidos projetos para a qualificação dos agentes participantes, articulados com outros empreendedores, instituições tecnológicas, incubadoras e entidades representantivas de classe que possam contribuir para a tranformação da ídeia em negócio.

Nesses espaços serão oferecidos cursos para capacitar a mão-de-obra local e desenvolver técnicas inovadoras de produção. Uma de suas finalidades é fortalecer o empreendedorismo e auxiliar os setores produtivos locais a serem competitivos. “Por meio desse trabalho integrado com a prefeitura e organizações empresariais, pretendemos gerar empregos e renda para a população”, explicou Paulo Alexandre.

Na parceria com o município, a secretaria assegura a transferência de recursos para a aquisição dos equipamentos, maquinários, mobiliários e softwares indispensáveis para o funcionamento dos espaços de uso coletivo. Em contrapartida, a prefeitura busca parceiros que compreendam a demanda e oferta de negócios da região, viabilizando a participação de empresas e instituições de acordo com o perfil vocacional da região.

Os encontros do Acelera São Paulo percorrerão um total de 14 regiões do Estado, com o objetivo de fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) e os setores produtivos regionais.

Dentre os temas debatidos durante o evento em Santa Fé do Sul estiveram propostas de estímulo à atividade econômica, focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O encontro destacou as ações voltadas à capacitação de mão de obra, incentivo à pesquisa, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao microempreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior, além da atração de novos investimentos.