carregando...

Notícias

Notícias

Santa Mercedes terá curso técnico gratuito em Química



07/12/2009

O município de Santa Mercedes (676 km da capital), na região de Presidente Prudente, contará a partir do próximo semestre com uma classe descentralizada do Centro Paula Souza. O convênio foi assinado nesta segunda-feira, 7 de dezembro, pelo secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o prefeito de Santa Mercedes, Rodrigo Eduardo Theodoro. A parceria prevê inicialmente a criação de 40 vagas no curso técnico em Química, no período noturno.

A classe descentralizada será implantada na Escola Estadual Ministro Oscar Pedrosa Horta, na Praça Alípio Bedaque, 1392. O local funcionará como uma extensão da Escola Técnica (Etec) de Dracena. As aulas terão início no primeiro semestre de 2010. Os interessados deverão se inscrever para o vestibulinho entre os dias 7 e 18 de dezembro. O exame do processo seletivo será aplicado no dia 10 de janeiro.

Sobre o curso
O técnico em química é o profissional que executa ensaios físico-químicos, participa do desenvolvimento de produtos e de processos, supervisiona a operação de processos químicos e operações unitárias de laboratório e de produção, opera equipamentos em conformidade com normas de qualidade, de biossegurança e de controle ambiental, além de interpretar manuais e elaborar documentação técnica e registros legais. Mercado de trabalho: indústrias farmacêuticas, químicas e de alimentos, instituições científicas e de pesquisa.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 77,3% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 85,6% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos mensais.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (28,2%), seguido por serviços (18,4%), comércio (14,%), saúde (9,2%), informática (6,6%), educação (4,9%), agropecuária (4,5%) e construção civil (4,3%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo