Santa Fé do Sul recebe segunda edição do evento

25/08/2011

Nesta edição do Acelera São Paulo, serão contemplados 46 municípios

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, anuncia nesta sexta-feira(26), durante encontro em Santa Fé do Sul, o repasse de R$ 10,2 milhões para uma série de ações do Governo do Estado para a região. Entre as medidas previstas, está o investimento de R$ 5 milhões para obras de ampliação da Faculdade Estadual de Tecnologia (Fatec) de Jales. Também serão assinados os termos de cooperação para instalação da primeira Escola Técnica (Etec) de Santa Fé do Sul e a elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico da Região Noroeste do Estado.

O pacote de investimentos contempla ainda o lançamento regional do programa Via Rápida Emprego, que oferecerá 1.080 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos em 31 municípios locais, representando um investimento de R$ 2,2 milhões do aporte estadual. As turmas já começaram a ser formadas e as aulas têm início entre agosto e outubro. Os anúncios fazem parte do evento Acelera São Paulo – Encontros para o Desenvolvimento Regional, que terá início às 14 horas, no Complexo Turístico, Cultural e Histórico “Deputado Roberto Rollemberg”, em Santa Fé do Sul.

Os encontros do Acelera São Paulo pretendem percorrer todo o Estado, dividido em 14 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a SDECT e os setores produtivos regionais. O município de Santa Fé do Sul receberá a segunda edição do encontro, que tem como objetivo apresentar os projetos da pasta e discutir possíveis demandas regionais com prefeitos e empresários locais, para definir em conjunto novos projetos que estarão entre as prioridades da pasta a curto, médio e longo prazos.

Dentre os temas, serão debatidas propostas de estímulo à atividade econômica focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O evento destacará as ações voltadas à capacitação de mão de obra, incentivo à pesquisa, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao microempreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior, além da atração de novos investimentos.

Nesta edição serão contemplados 46 municípios: Andradina, Aparecida D'oeste, Aspásia, Castilho, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela D'oeste, Fernandópolis, Guaraçaí, Guarani D'oeste, Ilha Solteira, Indiaporã, Itapura, Jales, Lavínia, Macedônia, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Mirandópolis, Murutinga Do Sul, Nova Canaã Paulista, Nova Independência, Ouroeste, Palmeira D'oeste, Paranapuã, Pedranópolis, Pereira Barreto, Pontalinda, Populina, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara D'oeste, Santa Fé Do Sul, Santa Rita D'oeste, Santa Salete, Santana Da Ponte Pensa, São Francisco, São João Das Duas Pontes, Sud Mennucci, Suzanápolis, Três Fronteiras, Turmalina, Urânia e Vitória Brasil.