Samsung investirá US$ 300 mi em nova fábrica

22/09/2011

Governador participou do evento de lançamento da pedra fundamental

Uma das maiores fabricantes mundiais de eletroeletrônicos, a Samsung lançou na última terça-feira (20) a pedra fundamental de sua nova fábrica em Limeira, a 148 quilômetros de São Paulo. A previsão é de que a unidade fabrique geladeiras e máquinas de lavar a partir do segundo semestre de 2013, gerando, aproximadamente, mil empregos diretos no início da operação. A expectativa é de que, ao longo dos primeiros cinco anos, sejam criados cerca de 2,3 mil postos de trabalho.

A nova unidade ficará localizada às margens da Rodovia Anhanguera. Essa será a terceira fábrica da Samsung no Brasil, que já produz TVs, celulares, câmeras fotográficas, monitores e aparelhos de som em Campinas e Manaus.

"A fabricação local de produtos da Linha Branca nos traz uma vantagem competitiva necessária para continuar crescendo e investindo no país. Estamos seguindo a história de sucesso já traçada com a fabricação local de notebooks, condicionadores de ar, tablets, smartphones e Smart TV, entre tantos outros produtos", afirma Jeongwook Kim, presidente da Samsung no Brasil.

De acordo com a empresa, a cidade de Limeira foi escolhida por apresentar excelentes condições de infraestrutura, incluindo acessibilidade e facilidade para o escoamento da produção para os principais mercados. Somam-se a isso a qualidade da mão de obra da região e a receptividade dada à Samsung, tanto pela prefeitura quanto pela população local. Outros fatores importantes foram os bons indicadores econômicos, sociais e ambientais da cidade, além das condições de energia elétrica e saneamento, que certamente ajudarão na competitividade dos produtos fabricados localmente.

Além disso, para possibilitar o investimento de US$ 300 milhões (aproximadamente R$ 535 milhões), a empresa contou com o apoio da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo. Responsável por atrair empresas para o Estado e contribuir para a expansão de empreendimentos que já estão em São Paulo, a Agência agiu em conjunto com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) para incluir o setor de produtos da linha branca (fogões, geladeiras, lavadoras e tanquinhos) no pacote de incentivos fiscais conhecido como “outono tributário”, anunciado pelo Governador Geraldo Alckmin no dia 18 de maio.

Entre as diversas medidas anunciadas pelo pacote está a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) para os produtos da linha branca de 18% para 7%. O pacote é válido até 31 de dezembro de 2012 e impacta mais de 58 mil empresas paulistas. O evento contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin; do prefeito de Limeira, Silvio Félix; entre outras autoridades e lideranças empresarias.

Sobre a Samsung no Brasil
Presente no país desde 1986, a Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda. é uma das principais fabricantes de produtos eletroeletrônicos e está entre os líderes do mercado nacional de televisores de LCD e LED e multifuncionais a laser.

No Brasil, a Samsung é pioneira na fabricação local de tablets, TVs com tecnologia LED e 3D e na oferta de aparelhos com acesso a conteúdo da Internet. Além de ter sido a primeira a produzir modelos de TV e celular com conversor embutido, prontos para receber o sinal digital. Há mais de dez anos produzindo localmente monitores e, há sete anos celulares, a empresa tem também em Campinas a sua primeira unidade fabril do segmento de impressoras e multifuncionais localizada fora da Ásia.

Sobre a Investe SP
Criada em 2009, a Investe São Paulo é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado e também estimula a expansão de empreendimentos que já estão em São Paulo. A agência fornece gratuitamente informações estratégicas, ajuda os investidores a encontrar os melhores locais para o seu empreendimento e facilita o contato com órgãos públicos e privados. Esse trabalho é feito com o objetivo de promover a competitividade da economia, a geração de emprego e renda e a inovação tecnológica no Estado.

A agência possui neste momento 85 projetos em carteira, que contabilizam um potencial de investimento de R$ 22,5 bilhões, com capacidade de gerar cerca de 42 mil empregos diretos e 180 mil empregos indiretos. A Investe São Paulo captou até o momento 18 empresas para o Estado, que investirão R$ 9,7 bilhões na construção de suas fábricas, empregando mais de 17 mil trabalhadores.