Saiba como funciona o programa de fomento a APLs

02/07/2010

O Programa Estadual de Fomento aos aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) financia projetos estratégicos com o objetivo de consolidar arranjos e aglomerados produtivos como importantes fatores para o desenvolvimento econômico integrado. Em 2009, a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo investiu, por intermédio do programa, R$ 3,15 milhões em dez projetos diretamente voltados às cadeias produtivas regionais. Além disso, os convênios garantiram a aplicação de outros R$ 3 milhões como contrapartida dos parceiros.

Para 2010, o programa prevê investimentos na ordem de R$ 2,6 milhões, ampliando e fortalecendo a competitividade da economia paulista. Saiba mais sobre os 24 APLs e 22 aglomerados produtivos do Estado.

Manual de orientação
Clique nos links a seguir para conferir manual detalhado sobre os pré-requisitos para o envio de projetos: entidades organizadas e municípios. Confira também o decreto 54.654/2009 que institui o Programa Estadual de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais.

- Desenvolver as cadeias produtivas paulistas;
- Aumentar a competitividade das micro, pequenas e médias empresas;
- Estimular o empreendedorismo, baseado na interação e na cooperação;
- Descentralizar o desenvolvimento produtivo para fortalecer a economia regional;
- Fomentar projetos de desenvolvimento produtivo nos APLs paulistas.

Onde os recursos podem ser aplicados:
– Aquisição de equipamentos e maquinários;
- Programas de capacitação, treinamento e transferência de tecnologia;
- Pequenos ajustes de infraestrutura e adaptação;
- Estudos de viabilidade técnica e econômica.

Quem pode aderir ao programa:
- Municípios paulistas;
- Entidades públicas;
- Entidades privadas sem fins lucrativos, representativas de classe ou de apoio empresarial;
- Universidades, institutos de pesquisa, instituições de desenvolvimento, inovação e centros de educação tecnológica;
- Incubadoras de empresas;
- Serviços sociais autônomos e outras entidades formalmente constituídas que colaboram para o desenvolvimento dos APLs.

Pré-requisitos dos projetos:
- Atender demandas prioritárias dos APLs;
- Apresentar contrapartida local;
- Possuir impacto significativo para competitividade das MPMEs do APL;
- Ser de iniciativa das MPMEs que compõem a cadeia;
- Atingir horizontalmente toda a cadeia produtiva.

Os projetos deverão ser encaminhados para Coordenadoria de Desenvolvimento Regional:
Rua Bela Cintra, 847 - 7º Andar - Consolação - São Paulo - SP - CEP 01415-903
T+ 55 (11) 3218 5798