Sabe-Tudo Móvel chega a Sorocaba

22/04/2009

Meninos e meninas a partir de 7 anos, moças e rapazes se iniciam no mundo da informática em cursos ministrados no Sabe-Tudo Móvel, um ônibus da Fatec Sorocaba que conta com 15 computadores e a cada mês atende uma comunidade na periferia do município.

A parceria entre a Faculdade de Tecnologia (Fatec), que nesta iniciativa tem a responsabilidade de cuidar do ônibus-laboratório, tanto na parte mecânica quanto nos computadores - e Projeto Pérola, que organiza os roteiros, as inscrições e ministra as aulas, conquistou o apoio da prefeitura. Criado por Jorge Proença, tecnólogo formado em Processamento de Dados pela Fatec Sorocaba, o Projeto Pérola faz inclusão social com as ferramentas da informática e da cidadania.

Proença conhecia o ônibus-laboratório da Fatec desde os anos 90, e teve a ideia de levá-lo por toda a cidade, introduzindo a informática para crianças de ensino fundamental, a partir dos 7 anos, e jovens em fase de profissionalização. Em 2007 sugeriu à Prefeitura que o Sabe Tudo - telecentros instalados em vários bairros da cidade - ganhasse uma versão móvel. Com a resposta positiva, contatou o diretor da Fatec Sorocaba, Antônio Carlos de Oliveira, para disponibilizar o ônibus-laboratório e fazer o upgrade dos computadores.

Em menos de dois anos, formaram-se 769 alunos em 15 comunidades, incluindo a Fundação Casa. O curso, que passa noções de digitação, hardware, Windows e Word, tem carga horária de 16 horas, distribuídas em aulas de duas horas, duas vezes por semana, ao longo de um mês. Também são ministrados conteúdos de cidadania, que incluem temas como mercado de trabalho, higiene, ecologia e trabalho em grupo. Ao concluir os dois programas (informática e cidadania) o aluno ganha um certificado.

Sabe Tudo Móvel - programação
Até 17/04, das 9h45 às 11h45 - Jardim São Paulo