carregando...

Notícias

Notícias

Royalties e suprimentos pautam debates da Cespeg



26/11/2009

Debate em Santos focou critérios para os municípios receberem royalties (Ricardo Fujii/SD)

A Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, por intermédio da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), promoveu nos dias 25 e 26 de novembro, dois encontros para debater ações voltadas ao desenvolvimento das atividades petrolíferas no litoral paulista. O primeiro evento foi um seminário realizado em Santos, na Unip Vila Mathias, que teve como tema central os Royalties e as Participações Especiais do Petróleo nos Municípios do Litoral Paulista.


Durante o seminário, em Santos, foram discutidos os critérios que tornam os municípios elegíveis ao recebimento de royalties e participações especiais, além de metodologia de cálculo, forma de pagamento e perspectivas futuras.

As apresentações foram feitas por especialistas, representantes do governo e técnicos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) - entidade responsável pelo cálculo e pelo pagamento de royalties e participações especiais. O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre prefeitos e secretários da região, pesquisadores, especialistas, membros da sociedade civil organizada e representantes de deputados estaduais e federais.

Workshop na Abinee apontou oportunidades para fornecedores de suprimentos (Ricardo Fujii/SD)
Já no dia 26, mais de 150 pessoas lotaram o auditório da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), localizada na Avenida Paulista, no centro da capital, para participar de um workshop sobre Prospecção e Preparo de Fornecedores para o Pré-Sal. Promovido em parceria com a Abinee e a Petrobras, o evento teve como objetivo debater, entre especialistas e empresários, oportunidades e desafios relacionados ao fornecimento de equipamentos, sistemas e serviços nas áreas de instrumentação e automação para as atividades petrolíferas.


De acordo com o secretário-executivo da Cespeg, José Roberto dos Santos, os eventos possibilitaram a troca de experiências entre setores envolvidos com os temas para auxiliar no planejamento de ações. “O volume de recursos que devem chegar nos próximos anos exige que o Estado tenha uma estratégia de desenvolvimento para o novo mercado, investindo em infraestrutura e auxiliando na atração de empresas fornecedoras para o pré-sal”, ressaltou.

Cespeg
A Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo tem como objetivo analisar os impactos das atividades relacionadas à exploração de petróleo e gás natural em São Paulo e propor ações para o desenvolvimento dessa atividade no Estado. A Cespeg conta com a participação de pesquisadores, entidades empresariais, universidades, instituições da sociedade civil, prefeituras e oito Secretarias de Estado, que atuam com base em nove eixos estruturantes, com a meta de tornar o Estado de São Paulo referência mundial em bioenergia, petróleo e gás natural.

Confira as apresentações

Estimativa dos Royalties e Participações Especiais do Petróleo
nos Municípios do Litoral Paulista

José Roberto do Santos

Limites Territoriais para Fins de Distribuição de Royalties
Omar Yazbek Bitar

Participações Governamentais na Indústria do Petróleo
Thyago Grotti Vieira

Prospecção e Preparo de Fornecedores para o Pré-Sal
José Roberto dos Santos

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Complexo
Eletroeletrônico e Tecnologia da Informação

Roberto Barbieri

Cadeia de Suprimentos da Petrobras
Paulo Sergio R. Alonso

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo