Rodrigo Garcia anuncia vagas do Via Rápida Emprego para Natal e Ano Novo

26/08/2013

São cinco mil vagas em cursos de qualificação profissional nas áreas do comércio, indústria e turismo. As oportunidades estão distribuídas em 90 municípios, de acordo com as demandas regionais

Rodrigo Garcia anuncia vagas do Via Rápida Emprego durante evento da FecomercioSPO secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia divulgou nesta segunda-feira (26), cinco mil vagas em cursos profissionalizantes nas áreas do comércio, indústria e turismo com o objetivo de facilitar a inserção de profissionais no mercado de trabalho neste fim de ano. O anúncio foi realizado durante Plenária Comemorativa dos 75 anos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Na ocasião, Rodrigo também destacou as principais ações e programas da Pasta.

De acordo com Rodrigo Garcia, a proposta é preparar trabalhadores para as vagas que serão disponibilizadas pelas empresas nos períodos do Natal e do Ano Novo. “O governador Geraldo Alckmin determinou que fossem oferecidos cursos intensivos, com duração de apenas um mês, para que o aluno ingresse rapidamente no mercado de trabalho. Com a qualificação profissional, a chance de conquistar um emprego e ser efetivado é maior”, disse.

Os cursos estão distribuídos em 90 municípios, de acordo com as demandas regionais. São 1.320 vagas na cidade de São Paulo, 1.058 na região metropolitana e 2.622 no interior e litoral. Confira as opções:

- Almoxarife e Estoquista
- Assistente de Crédito e Cobrança
- Assistente de Logística
- Auxiliar de Operações em Logística
- Bartender
- Camareira
- Confeccionador de Bijuterias
- Confeitaria Básico
- Cozinheiro Geral
- Eletricista Instalador
- Formação em Telemarketing
- Garçom
- Logística Básica
- Manicure e Pedicure
- Manipulação e Higienização de Alimentos
- Maquiador
- Recepção e atendimento
- Rotinas financeiras
- Serviços de Almoxarifado e Reposição de Mercadorias
- Técnicas de Vendas

As primeiras turmas iniciam as aulas a partir da segunda quinzena de setembro. As inscrições já estão disponíveis e podem ser realizadas no site www.viarapida.sp.gov.br.

Na capital, há oportunidades para quem deseja atuar como Almoxarife e estoquista; Vendedor; Manicure e até Maquiador. Nas demais regiões do Estado, o Via Rápida Emprego oferece também capacitação para Garçom, Camareira, Assistente de crédito e cobrança, Eletricista,  Cozinheiro geral, Recepção e atendimento, Rotinas financeiras e muito mais. A lista completa está disponível no site do programa (a consulta pode ser feita por município).

As aulas serão executadas em Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac);  e da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape); do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), instituições contratadas pelo Governo de São Paulo.

Para atender as necessidades imediatas de qualificação profissional, o Via Rápida Emprego disponibilizará também capacitação em carreta de Hospitalidade.  A unidade móvel, dotada de sala de aula para 20 alunos e dois laboratórios que simulam um quarto de hotel e um restaurante, oferecerá até novembro três cursos profissionalizantes (bartender, garçom e camareira). O objetivo é propiciar um ambiente similar ao encontrado pelos profissionais no desempenho de suas atividades do dia a dia.

Bolsa-auxílio: Durante a capacitação, os candidatos selecionados receberão material didático e auxílio financeiro de R$ 100,00 para alimentação e de R$ 150,00 para o transporte. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210,00. A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Desempregados e mulheres arrimo de família têm prioridade.

Inscrições: As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.viarapida.sp.gov.br Os documentos necessários são RG e CPF. O nível de escolaridade e idade pode variar conforme o curso escolhido. Para consultar as oportunidades disponíveis em seu município, o candidato deverá acessar o site do Programa e digitar na barra de busca o nome da sua cidade. Ao clicar em cada curso da lista, ele terá acesso à descrição, objetivos e escolaridade exigida.

Quem não possui acesso à internet, pode procurar os postos do Acessa São Paulo, da Secretaria de Gestão Pública do Estado de SP, que conta com profissionais capacitados a oferecer instruções para o preenchimento do cadastro.

Sobre o Via Rápida: Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Em dois anos, o Programa já atendeu mais de 90 mil pessoas com oferta de cursos em diversas áreas.  Para 2013, foram disponibilizadas 60 mil novas vagas em cursos presenciais. As oportunidades estão distribuídas, em 645 municípios, de acordo com as demandas regionais. Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br.