Rodrigo Garcia anuncia construção de Fatec em Itatiba

01/04/2014

O secretário também visitou a Etec Rosa Perrone Scavone e a Unidade Móvel de Soldagem do Programa Via Rápida EmpregoO secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou nesta terça-feira, (01/04),  em evento na sede da prefeitura de Itatiba, a construção da Faculdade de Tecnologia (Fatec) do município. A cerimônia contou com a participação do prefeito João Fattori, do deputado Edmir Chedid, do presidente da Câmara Municipal, Vitório Bando, da assessora técnica da Superintendência do Centro Paula Souza, Profa. Rosângela Helena de Lima, além de outras autoridades.

O Governo do Estado investirá aproximadamente R$ 20 milhões na obra da unidade, que será construída em terreno de mais de 6 mil m², cedido pela prefeitura. A implantação da faculdade está prevista para 2016. Inicialmente, o novo prédio oferecerá os cursos Agroindústria e Polímeros. Cada modalidade contará com 80 vagas. O projeto arquitetônico do empreendimento foi  desenvolvido pela Fundação para  Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM).

De acordo com Rodrigo Garcia, a Fatec trará novas conquistas à Itatiba, que cresce em ritmo acelerado. “Hoje é um dia histórico para a cidade.  Será instalada uma faculdade do Centro Paula Souza, que é um exemplo assertivo de política pública. De cada dez formandos, nove conseguem emprego, um número, que comprova a excelência da graduação tecnológica. A unidade colocará o município em um radar de investimentos do Estado. Além da infraestrutura, os investidores contarão com mão de obra qualificada”, acrescentou.

Para João Fattori, o primeiro dia de abril, considerado o dia da mentira, tornou-se um dia de conquistas e verdades para Itatiba. “ O município recebe a maior obra em seus 157 anos de existência. Com essa faculdade, vamos transformar o sonho do povo itatibense em realidade”, ressaltou.

Após a cerimônia na sede da prefeitura, o secretário seguiu para a Escola Técnica (Etec) Rosa Perrone Scavone. Durante a visita, vistoriou o andamento da obra de mais de R$ 1,9 milhão, que contempla reformas da quadra poliesportiva, coberturas, instalações hidráulicas e elétricas, diversas pinturas e acessos. A unidade foi integrada ao Centro Paula Souza em 1994, e conta com mais de 1.100 alunos, distribuídos em 11 cursos técnicos e Ensino Médio.

O secretário ainda seguiu para a unidade Móvel de Soldagem do Via Rápida Emprego, instalada ao lado da Câmara Municipal.
Na oportunidade conheceu os alunos que iniciaram o curso nesta segunda. A carreta oferecerá, para 60 pessoas, durante um mês, o curso de soldador básico. Com investimentos de R$ 1,7 milhão, a estrutura é composta por sala de aula, painel simulador e 10 cabines equipadas com ferramentas para a realização de aulas práticas.  Os alunos desempregados ganham bolsa auxílio, refeição e transporte que pode chegar a R$ 460,00.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec –, em 306 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 216 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.