Rodrigo Garcia anuncia construção de Fatec em Ferraz de Vasconcelos

20/03/2014

Rodrigo Garcia em visita à prefeitura de Ferraz de Vasconcelos (Foto: Ruy Jobim / SDECTI)O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia, anunciou, na manhã desta quinta-feira, (20/03), em visita à prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, a construção de uma Faculdade de Tecnologia no município. Participaram do encontro, o prefeito Acir Filó, o deputado Estevam Galvão, o diretor de obras do Centro Paula Souza, o engenheiro Rubens Goldman, vereadores, secretários municipais, diretores de escolas, professores e alunos. Após a reunião, o secretário concedeu coletiva no local onde será instalada a futura unidade.

A Fatec será construída em um terreno de mais de nove mil m², cedido pela prefeitura. A obra está orçada em R$ 30 milhões e contará com 19 salas de aulas, laboratórios e capacidade para atender mais de dois mil alunos. O primeiro curso oferecido será o de Processos Metalúrgicos, outros dois serão implantados gradativamente, de acordo com as demandas regionais.

De acordo com Rodrigo Garcia, o processo de licitação para construção será realizado em abril. “A formação profissional de qualidade é o caminho para  o desenvolvimento econômico. Em 2000, o Centro Paula Souza contava com 60 mil alunos, agora são mais de 300 mil, número que comprova o investimento do Governo do Estado no ensino técnico e tecnológico. A Fatec de Ferraz deverá ficar pronta em 2016 e ela virá acompanhada do projeto de revitalização da cidade”, completa.

Para o prefeito Acir Filó, a faculdade trará importantes avanços, além de oferecer oportunidades aos mais de 60 mil jovens da cidade. “Hoje é um dia histórico para o município. Ter uma Fatec era um sonho antigo da população. Graças ao esforço conjunto e um grande trabalho de articulação entre as esferas públicas estadual e municipal, ele se tornou realidade”, afirma.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec –, em 306 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 216 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.