carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Revista Ciência Hoje destaca pesquisa da Unesp



10/01/2014

A edição de dezembro/2013 da revista Ciência Hoje publicou a reportagem ‘Violeiro dos tempos antigos’. O jornalista Henrique Kugler mostra que testamento de 'luthier' português revela novas informações sobre a música brasileira do período colonial. Conta como o documento, achado por pesquisadores do Museu da Inconfidência (MG), traz dados minuciosos sobre trabalho de Domingos Ferreira.

O documento foi encontrado há uma década. Mas só agora as informações nele contidas estão sendo elucidadas. A responsável pela descoberta foi a historiadora Maria José Ferro de Souza, pesquisadora residente em Ouro Preto [à época vinculada à Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)]. “Trata-se de um inventário de partilha de bens. Registra os instrumentos que Domingos Ferreira fabricava à época, suas ferramentas, transações comerciais, recibos e detalhes diversos sobre seu ofício”, diz o musicólogo Paulo Castagna, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que se dedica ao estudo desse testamento.

Para Castagna, o achado é sui generis. “Jamais foi encontrado um documento similar a esse, nem no Brasil, nem em Portugal”, surpreende-se o pesquisador. “Nunca tivemos informações tão substanciais sobre uso e construção de violas no século XVIII.”

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo