Reunião confirma fábrica da Hyundai em Piracicaba

04/12/2009

Reunião no Palácio dos Bandeirantes firmou acordo para implantação da nova fábrica (Gilberto Marques/Secom)

Após reunião na tarde desta quinta-feira, 3 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, com o vice-presidente da Hyundai, Eui-Sun Chung, o governador José Serra confirmou a instalação de uma fábrica da montadora coreana em Piracicaba. O encontro também contou com as participações do vice-governador Alberto Goldman, do secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e do secretário-adjunto de Desenvolvimento, Luciano de Almeida.

O governo do Estado e a prefeitura de Piracicaba já trabalham na preparação do terreno. A empresa entrou com o pedido do licenciamento ambiental, que deve ser expedido até março de 2010.

"A Hyundai ampliou seu plano de produção. A previsão é que, até 2012, a empresa produza 150 mil automóveis por ano. São 600 milhões de dólares só de investimento, mais de 1 bilhão de reais. Juntos, Estado e prefeitura investirão mais de R$ 50 milhões em infraestrutura, para a fábrica poder funcionar", explicou o governador José Serra durante o evento.

O governador também confirmou a parceria do Centro Paula Souza, responsável pelas Fatecs e Etecs do Estado, e a Hyundai, que juntos irão qualificar mão-de-obra para a produção de veículos. "Serão gerados mais de 1.600 empregos diretos. Imaginem a prosperidade econômica que isso trará para a região de Piracicaba", comentou.

Só a área da fábrica terá 1,3 milhão de m², com 90 mil de área construída. "Uma fábrica deste porte será elemento de estímulo, de radiação da atividade econômica", afirmou.

Sobre a escolha de Piracicaba, o governador disse que a cidade tem "boa infraestrutura, acesso fácil aos grandes centro consumidores, boas estradas e a participação da prefeitura local, que foi decisiva", completou.