carregando...

Notícias

Notícias

Representantes dos EUA e do Japão visitam Unicamp



13/07/2012

Duas missões internacionais visitaram nesta quinta-feira (12) a Unicamp com o objetivo de estreitar relações com vistas a futuras colaborações científicas e acadêmicas com a Universidade. Pela manhã, o Conselheiro para Imprensa, Educação e Cultura e o Especialista em Assuntos Culturais da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, John Matel e Marcos Hirata, respectivamente, foram recepcionados pelo reitor Fernando Ferreira Costa. À tarde, o vice-reitor da Universidade de Tóquio, Yoichiro Matsumoto, e 1ª Secretária da Embaixada do Japão no país, Mutsuko Inoue, foram recebidos pelo coordenador-geral da Unicamp, Edgar Salvadori De Decca.

Nos dois encontros, o tema principal foi a intensificação das cooperações entre a Unicamp e as universidades dos EUA e Japão. A John Matel, Fernando Costa afirmou que a Unicamp tem todo o interesse em estabelecer novas parcerias com as instituições norte-americanas, em diversas áreas do conhecimento. O diplomata respondeu dizendo que a recíproca é verdadeira, e que tem crescido em seu país o interesse dos estudantes de graduação e pós-graduação em cumprir parte da formação no Brasil. Ele também elogiou o programa Brasil sem Fronteiras, cujo objetivo é promover a internacionalização da ciência brasileira, enviando estudantes ao exterior.

Na segunda reunião, Edgar De Decca foi informado pelos visitantes estrangeiros que o Japão não somente tem interesse em aprofundar as relações científicas e acadêmicas com o Brasil, e com a Unicamp em especial, como vai participar de forma expressiva do Ciência sem Fronteiras. Sessenta universidades japonesas oferecerão aproximadamente mil vagas para que estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação, inclusive pós-doutorado, cumpram estágio em seus laboratórios.

As inscrições deverão ocorrer entre agosto e outubro e a seleção, entre novembro e dezembro. “Em agosto, uma comitiva formada por dirigentes de diversas universidades japonesas virão visitar a Unicamp. Nosso desejo é que esses encontros possibilitem a definição de novas colaborações entre os dois países”, afirmou De Decca. O pró-reitor de Graduação, Marcelo Knobel; o assessor para Projetos de Internacionalização, Leandro Tessler; a assessora da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), Anne Héléne Fostier; o coordenador adjunto da Cori, José Pissolato Filho; e a coordenadora associada do Ciência sem Fronteiras na Unicamp, Angela Maria Moraes, também participaram das reuniões.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo