Representantes de municípios da Serra da Mantiqueira pleiteiam APL de Turismo

29/01/2014

O assessor de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento, Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação (SDECTI), Paulo Delgado, recebeu nesta quarta, 29/01, na sede da Pasta, representantes dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da Serra da Mantiqueira, para discutir ações voltadas ao desenvolvimento regional e turismo. Participaram do encontro, o prefeito de São Bento do Sapucaí, Ildefonso Mendes, o prefeito de Santo Antônio do Pinhal, Clodomiro Júnior, o secretário de Cultura e Turismo de Monteriro Lobato, André Barreto, a secretária de Turismo e Desenvolvimento de São Bento do Sapucaí, Márcia Azeredo, o diretor de Turismo de São José dos Campos, Diego Nicolau de Carvalho e o representante da prefeitura de Tremembé, Marcelo Silva.

Na ocasião foi destacada a importância do desenvolvimento turístico da Serra da Mantiqueira e a criação de um Plano Regional, que resultaria na consolidação de um Arranjo Produtivo Local (APL) de Turismo. De acordo com Diego Nicolau de Carvalho, uma pesquisa recente apontou que o setor na região, movimentou mais de R$ 15,2 bilhões e envolveu diretamente 51 segmentos econômicos.

Durante a reunião, Delgado explicou a relevância de um APL para o desenvolvimento econômico re apontou outras ações da SDECTI, entre elas,  a consultoria realizada pela Investe São Paulo. “É muito importante que todos os municípios conheçam as diretrizes da Secretaria e que mantenham uma proximidade com a agência de investimentos, que é uma vitrine  e porta de entrada de diversos negócios.

Sobre a Serra da Mantiqueira

Em 2014, a Serra foi eleita por um estudo publicado na revista Science como o 8º local de área protegida mais insubstituível do planeta. Elaborado pela International Union for Conservation of Nature (União Internacional para Conservação, em inglês), o ranking analisou 78 lugares, que englobam 137 áreas protegidas em 34 países. Juntas, essas regiões protegem a maioria das populações de 627 espécies de animais, incluindo 304 espécies ameaçadas de extinção em todo o mundo.

A cadeia de montanhas da Serra da Mantiqueira inicia perto de Bragança Paulista, passa por Santo Antônio do Pinhal, Campos do Jordão e se expande pelos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Na lista, o Parque Nacional Kakadu (Austrália) aparece em primeiro lugar. O Brasil ainda aparece no ranking com Alto Rio Negro (6º lugar), Serra do Mar (7º) e o Vale do Javari (9º).