Representantes da embaixada de Botswana visitam Secretaria

14/04/2015

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

Durante encontro foram apresentadas ações do Governo do Estado de São Paulo voltadas ao ensino superior e pesquisa (Alex Santos/SDECTI)O chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maurício Juvenal, e o coordenador de Ensino Superior, Valdecir Carlos Tadei, receberam nesta terça-feira, dia 14 de abril, na sede da Pasta, a embaixadora da República de Botswana, Bernadette Rathedi, a primeira secretária, Thandiwe Tsheko, e o vice-chanceler da Universidade de Botswana, Thabo T. Fako. A reunião teve como objetivo estreitar laços entre os países, além da troca de experiências e a cooperação nas áreas de ensino superior e pesquisa. A delegação permanecerá em São Paulo até 17 de abril, onde fará visitas oficiais nas universidades.

De acordo com Maurício Juvenal, a nova gestão prioriza as parcerias e as cooperações entre países. “Estamos abertos às experiências de outras nações e também trabalhamos para levar as nossas propostas com demandas associadas. O secretário Márcio França também é o vice-governador do Estado e faz parte da nossa política o acesso de todos ao ensino superior, que é referência nacional e internacional. O nosso desejo é que o conhecimento esteja à disposição de Botswana”, ressalta o chefe de gabinete.

Na ocasião, o coordenador Tadei fez uma apresentação sobre o Estado de São Paulo e destacou a importância do ensino superior para o desenvolvimento do Brasil. “Aqui temos as três principais universidades do País. São Paulo é único Estado da federação que investe 30% em educação e 1% em pesquisa, dois fatores determinantes para manter a posição de destaque”, ressaltou.

A embaixadora Bernadette Rathedi agradeceu a visita e explicou a importância em conhecer as ações das universidades estaduais paulistas e firmar parcerias. “Gostaríamos que nossos alunos participassem de intercâmbios e projetos que são desenvolvidos aqui. Vamos visitar cada universidade e estreitar laços”, frisou.

Na oportunidade, o vice-chanceler Fako elogiou o entusiasmo dos representantes da Secretaria. “É muito importante para nós observamos o discurso de vocês e a atenção especial que dão ao ensino superior e pesquisa. Estamos de portas abertas”, acrescentou.