carregando...

Notícias

Notícias

Relatório traça perfil socioeconômico dos aprovados no Vestibular das Fatecs



20/08/2013

Maior parte dos aprovados chega à faculdade com o objetivo de fazer pós-graduação ou MBAOs candidatos aprovados no processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) são, majoritariamente, jovens, na faixa etária de 18 a 23 anos, do sexo masculino, solteiros, com renda familiar de até 5 salários mínimos. Os novos alunos já chegam à faculdade pensando em fazer pós-graduação ou MBA. 

Essas características resultam das respostas que os 12.014 aprovados deram ao Relatório Socioeconômico, elaborado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), instituição responsável pelos processos seletivos das unidades de Centro Paula Souza. O questionário traça um perfil dos ingressantes no Vestibular para o 2º semestre de 2013.

A pesquisa mostra que 45,9% dos jovens têm entre 18 e 23 anos. Na faixa etária seguinte, de 24 a 28 anos, são mais 22,17%. A predominância do sexo masculino fica na marca de 68,87% e os solteiros representam 74,97%.

Em relação à família, pode-se afirmar que predomina a renda de até 5 salários mínimos (78,4%). Isso significa que os rendimentos das pessoas que moram com os aprovados, somados, atingem o teto de R$ 3.390,00. A maior parte dos jovens (73,7%) informou ainda que no máximo duas pessoas que moram  com eles na mesma casa trabalham. 

O levantamento mostra ainda que 38,2% dos ingressantes nas Fatecs têm o objetivo de continuar estudando e cursar pós-graduação ou MBA. Outro dado destacado é o predomínio do Ensino Médio nas famílias: são 26,6% dos pais e 28,3% das mães dos ingressantes que concluíram essa etapa da educação. Os que nem sequer concluíram o Ensino Fundamental também são um percentual representativo. Essa é a situação de 22,6% dos pais dos aprovados e de 19,4% das mães.

Boca-a-boca
A propaganda boca-a-boca, indica a pesquisa, é um fator importante na divulgação do trabalho desenvolvido nas Fatecs.  Em suas respostas, 35,3% dos jovens disseram que conheceram a instituição por meio de alunos ou ex-alunos.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo