Região terá Espaço Empresarial

09/12/2011

Durante a 7ª edição do Acelera SP, realizada nesta sexta-feira (9), o secretário Paulo Alexandre anunciou a implantação de três novas unidades do Espaço Empresarial na região - nos municípios de Nhandeara, Valentim Gentil e Votuporanga – nos moldes do projeto piloto implantado em outubro de 2010 em Votuporanga. A assinatura do protocolo de intenção prevê o repasse de R$ 70 mil para cada prefeitura.

Com objetivo de estimular a adoção de ações inovadoras e tecnológicas, os espaços empresariais atuam como escritórios de apoio a agentes empresariais (indíviduos e empresas). A partir da identificação das necessidades dos agentes empresariais, são desenvolvidos projetos para a qualificação dos agentes participantes, articulados com outros empreendedores, instituições tecnológicas, incubadoras e entidades representantivas de classe que possam contribuir para a tranformação da ideia em negócio.

Nesses espaços são oferecidos cursos para capacitar a mão de obra local e desenvolver técnicas inovadoras de produção. Uma de suas finalidades é fortalecer o empreendedorismo e auxiliar os setores produtivos locais a serem competitivos. “Por meio desse trabalho integrado com a prefeitura e organizações empresariais, pretendemos gerar oportunidades de negócios, empregos e renda para a população”, afirma o secretário Paulo Alexandre Barbosa. Na parceria com o município, a secretaria assegura a transferência de recursos para a aquisição dos equipamentos, maquinários, mobiliários e softwares indispensáveis para o funcionamento dos espaços de uso coletivo. Em contrapartida, a prefeitura busca parceiros que compreendam a demanda e oferta de negócios da região, viabilizando a participação de empresas e instituições de acordo com o perfil vocacional da região.

Inaugurado em 1° de outubro de 2010, o Espaço Empresarial de Votuporanga é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento e a prefeitura, responsável pela administração do local e pela adaptação do prédio, localizado na Avenida Prestes Maia, 1629 – no Bairro Estação. No total, foram investidos R$ 1,1 milhão no novo empreendimento. Desse montante, R$ 500 mil foram destinados pelo Estado para aquisição de máquinas, ferramentas e equipamentos – como botoneiras, caseadeiras, centrífugas, secadoras, galoneiras, interlocks, pespontadeiras e overlocks. Trata-se de uma iniciativa pioneira no gênero.