Região do Vale do Ribeira receberá R$ 8,4 mi

23/09/2011

Secretário diz que iniciativa busca estreitar relações entre Estado e municípios

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, anunciou nesta sexta-feira (23), durante 4ª edição do Acelera SP, em Juquiá, no Vale do Ribeira, o repasse de R$ 8,4 milhões para uma série de ações do Governo do Estado na região. Entre as medidas previstas, está a disponibilização de R$ 3 milhões em recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Ribeira (Fundesvar) para financiar projetos de estímulo à competitividade de setores produtivos locais. Foram anunciados ainda a realização de estudos de viabilidade de ocupação das margens da BR-116 e um plano de prevenção de enchentes em Pariquera-Açu.

Também foram assinados termos de cooperação para a elaboração do Estudo de Viabilidade Econômica-Financeira e o plano de negócios para a Agroindústria de Apiaí, além da realização do Ordenamento Territorial para o Desenvolvimento Sustentável da Mineração em Cananéia e Pedro de Toledo.

O pacote de investimentos contempla ainda R$ 3,7 milhões para implantação de uma classe descentralizada do Centro Paula Souza na comunidade quilombola André Lopes, em Eldorado, além de R$ 800 mil para a criação de 390 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos do Via Rápida Emprego em 10 municípios locais.

“O Acelera São Paulo representa o esforço do Governo do Estado para aproximar e estreitar as relações com os municípios, apresentando aos prefeitos as ações que irão contribuir com o crescimento das diversas regiões do Estado”, explicou o secretário.

Sobre o evento
Os encontros do Acelera São Paulo pretendem percorrer todo o Estado, dividido em 18 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a SDECT e os setores produtivos regionais. O município de Juquiá receberá a 4ª edição do encontro, que tem como objetivo apresentar os projetos da pasta e discutir em conjunto com prefeitos e empresários locais ações que estarão entre as prioridades da pasta.

Dentre os temas, serão debatidas propostas de estímulo à atividade econômica focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O evento destacará as ações voltadas à capacitação de mão de obra, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao empreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior, e atração de novos investimentos. Nesta edição serão contemplados 23 municípios: Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira, São Lourenço da Serra, Sete Barras e Tapiraí.