Região de Guararema terá Planejamento Estratégico

16/12/2011

Com verba do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Regional, o secretário Paulo Alexandre Barbosa assinou nesta sexta-feira (16), durante a 8ª edição do Acelera SP, em Guararema, protocolo de intenções com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) para a elaboração do Planejamento Estratégico Regional. Os estudos serão financiados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia (SDECT) com o objetivo de elaborar dois projetos de desenvolvimento: o Plano de Desenvolvimento Turístico e o Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Os recursos totalizam R$ 500 mil e serão objeto de convênio a ser assinado no primeiro trimestre de 2012. O Condemat é um consórcio formado por 11 municípios: Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Santa Isabel, Biritiba Mirim, Salesópolis, Guararema e Poá.

O Plano de Desenvolvimento Turístico do Alto Tietê discutirá, entre outras coisas, a possibilidade de implantação de um trem turístico ligando as cidades de Guararema e Mogi das Cruzes, e a implantação de sinalização turística regional nas cidades que compõem o Circuito Turístico das Nascentes.