carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Randon lança pedra fundamental para instalação de fábrica em Araraquara



03/11/2014

Fonte: Investe São Paulo

Governador participou de lançamento da pedra fundamental de unidade da Randon, que contou com apoio da Investe SP (Edson Lopes Jr./A2 Fotografia)A Randon S.A Implementos e Participações fez, na última sexta-feira, 31 de outubro, o lançamento oficial da pedra fundamental de mais uma unidade industrial em São Paulo – projeto que, desde 2011, recebe apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Participaram da solenidade o governador, Geraldo Alckmin, o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, e o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri. Fabricante de equipamentos para o transporte de cargas, a empresa já opera desde 1965 em Guarulhos, e agora se instala em Araraquara, estrategicamente situada na região central do Estado, distante apenas 277 quilômetros da capital, onde deverá iniciar a fabricação de vagões e semirreboques canavieiros, a partir de 2016.

Durante o lançamento da pedra fundamental da empresa, o governador Geraldo Alckmin destacou os benefícios para região. “Na primeira fase, a planta vai gerar 700 empregos. A indústria agrega valor, melhora salários, está na ponta da tecnologia e do conhecimento. E estamos trazendo uma Fatec para cá voltada à área metal mecânica, dando total apoio ao empreendedorismo”, disse o governador.

O projeto contempla, inicialmente, investimentos da ordem de R$ 100 milhões em obras físicas e equipamentos, num empreendimento que poderá gerar até 2000 empregos na plena atividade.

Luciano Almeida abordou a importância do projeto para o desenvolvimento socioeconômico do Estado de São Paulo e explicou como se dá o trabalho da Investe São Paulo na atração de investimentos como esse. “A questão ferroviária é uma das prioridades do Estado, seja no transporte de passageiros como no de cargas. O investimento da Randon reforça o desenvolvimento da malha ferroviária paulista, por isso temos prestado todo o apoio em questões de licenciamento ambiental, tributária e de infraestrutura, fazendo a interlocução com todos os órgãos e entidades envolvidos no processo”, disse.

“A instalação da Randon em Araraquara irá transformar a realidade econômica e social do município”, disse o prefeito Marcelo Barbieri, para quem, foi decisivo o apoio do governador Geraldo Alckmin, através da Investe São Paulo, fortalecendo a vocação logística da cidade, resgatando a história da ferrovia na região e gerando milhares de empregos. O prefeito observa que antes mesmo da efetiva chegada da empresa, já foram colhidos resultados positivos, como a instalação de outros empreendimentos e uma importante obra de infraestrutura realizada pelo Estado que trouxe grande benefício para a região do bairro Hortênsias, onde a Randon está se instalando.

As obras de terraplanagem já começaram e esta primeira etapa deverá contar com o total de 25 mil m² a serem ocupados por fábrica, área administrativa e de apoio, dentro de uma área total de terreno de 122 hectares. A construção dos pavilhões deverá iniciar em aproximadamente 30 dias.

A ideia de expansão da empresa no Estado paulista ganhou forma em dezembro de 2012, a partir da assinatura de Protocolo de Intenções com a Prefeitura de Araraquara e Memorando de Entendimentos com o Governo do Estado de São Paulo, através da Investe São Paulo.

“Atualmente com mais de 80% dos ativos e dos investimentos concentrados no Rio Grande do Sul, a Randon quer ter presença, com suas soluções para o transporte, nos principais polos brasileiros de desenvolvimento”, afirma o presidente das Empresas Randon, David Abramo Randon.

Ele destaca a vocação da região paulista para o plantio de cana-de-açúcar, que conta com uma precondição de infraestrutura adequada, com acessos ferroviário e rodoviário, além da disponibilidade de mão de obra.

A mesma situação de mercado é que levou a empresa a se instalar em Chapecó/SC, em 2011, para atender o potencial mercado de produtos resfriados/congelados.

“Formalizadas as intenções e condições que viabilizam a ampliação da nossa capacidade de produção, tais como licenças, enquadramentos fiscais e tributários e a adequação de infraestrutura local, a Randon S.A inicia, efetivamente, mais um parque fabril, considerando que suas atuais instalações industriais, em Caxias do Sul, na serra gaúcha, estão no limite de sua capacidade”, observa David Randon, lembrando que todos os sites da Randon no Brasil estarão interligados de modo a complementarem a produção e, juntos, prontamente atenderem a demanda, onde estiver o mercado consumidor.

Na solenidade de lançamento da pedra fundamental, o presidente da Randon esteve acompanhado do vice-presidente do Conselho de Administração, Alexandre Randon e, ainda, dos diretores corporativos Norberto Fabris e Luis Antonio Oselame e do diretor de Compras, Logística e Finanças da Randon Implementos, Esdânio Pereira. Da equipe da Investe São Paulo, participaram do evento o diretor de Investimentos e Negócios, Erminio Lucci, o gerente de Projetos, Alexandre Marx, e o especialista em Infraestrutura, Eduardo Gutierrez. 

Sobre a Randon
Fabricante de equipamentos para o transporte de cargas opera desde 1965 em Guarulhos (Edson Lopes Jr./A2 Fotografia)O conglomerado de Empresas Randon teve seu início em 1949 e, através de suas empresas, atua nos segmentos de veículos para o transporte de carga, ferroviário e fora de estrada, bem como sistemas automotivos, autopeças e serviços. O grupo é formado por nove empresas, sendo a Randon S.A. Implementos e Participações (Divisão Implementos, Divisão Veículos e Divisão Suspensys) a empresa controladora e oito controladas: Fras-le S.A., Randon Argentina S.A., Randon Implementos para o Transporte Ltda., Randon Administradora de Consórcios Ltda., Master Sistemas Automotivos Ltda., JOST Brasil Sistemas Automotivos Ltda., Castertech Tecnologia e Fundição Ltda e o Banco Randon S.A.. Hoje a Randon é uma marca de referência global, possui parceiros estratégicos de classe mundial, situa-se entre as maiores empresas privadas brasileiras, possui liderança em todos os seus segmentos e exporta para todos os continentes. 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo