carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Quinta em Dança realiza atividades dias 17 e 22 de maio



15/05/2014

Fonte: Unesp

O Primeiro encontro de 2014 do Quinta em Dança, projeto do Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo, SP, tem como tema: Isso é Dança? Criação/Obra/Público. Esse encontro coloca a dança em diálogo com as tendências contemporâneas da cena.
Será realizada uma oficina prática para artistas, educadores e público em geral no dia 17/05, das 10 às 12 h (necessário inscrição prévia no e-mail quintaemdanca@gmail.com), e um momento de apreciação de uma apresentação aberta ao público no dia 22/05, as 20h30. Haverá ainda nesse dia um debate sobre a apreciação, aspectos abordados na oficina em diálogo com os espectadores presentes.

Oficina: Os tempos da dança e a dança do nosso tempo

A oficina deste encontro do projeto Quinta em Dança objetiva sensibilizar o corpo e sua relação com o tempo, a imagem em movimento e a dança. Busca também apresentar aos participantes uma perspectiva sobre o trinômio criação/obra/público ou obra/ criação/público ou público/criação/obra entre outras possibilidades e aproximações com as tendências da arte contemporânea. Propõe que seus participantes vivenciem esta experiência artística por meio de jogos corporais, apreciação estética e poética de processos de criação e integração entre as linguagens artísticas.
Apresentações artísticas

Grupo: IAdança – Núcleo ContemporanIA
Coreografia: Leonilson: bordados, desenhos & pinturas...

O Núcleo ContemporanIA do grupo IAdança do Instituto de Artes da Unesp, em um projeto inédito, revisita a obra do artista plástico José Leonilson com o intuito de trazer à tona nuances e tessituras desse artista. Com isso, faz conexões entre as artes visuais, plásticas e a dança, buscando neste encontro investigar diferentes maneiras para a criação de uma instalação coreográfica que discute principalmente a questão do homem contemporâneo com seus desejos, suas esperanças, suas necessidades de se relacionar e se comunicar com mundo... Leonilson trouxe na pintura, nos desenhos, nos bordados, mais que um caminho, revela pontes para a liberdade do homem enquanto parte de uma comunidade, retrata um posicionamento político diante das agruras do cotidiano, as incertezas da vida e dos amores impossíveis. O grupo faz um mergulho na poética desse artista ímpar na busca por uma reflexão sobre a obra desse grande artista.
Direção: Kathya Godoy
Orientação coreográfica: Ítalo Rodrigues Faria
Intérpretes-criadores: Beatriz Santiago, Ítalo Rodrigues Faria, João Luiz Bindandi, Juliana Montoia de Lima, Mônica Cristina Bernardes, Raul Moraes Silva, Tathianne Yates Medeiros de Oliveira
Trilha sonora e arte gráfica: Ítalo Rodrigues Faria
Fotografia: José da Silva Romero
Iluminação: Alexandre Sampaio
Figurino: Grupo
Preparação corporal: Ítalo Rodrigues Faria
Minutagem: 10’.

Grupo: CIA Carne Agonizante
Coreografia: Estado Independente

“O homem deixa de ser escravo e instrumento do meio e se converte em arquiteto do seu próprio destino”- Che Guevara
O desejo de questionar o status quo social nutre o trabalho da CIA Carne Agonizante, que busca elementos na relação entre a violência, opressão e dor para suas composições. O percurso da companhia é pautado pela dança-teatro e a proposta criativa do grupo tem a intenção de gerar e provocar reflexão na plateia e não deixá-la apenas na superfície do entretenimento banal. Nesta coreografia inspirada na poética e na política revolucionária de Ernesto Che Guevara dos anos 50 e 60, como um “cidadão do mundo”, em que ele questiona o status quo da América Latina e África em nome de uma revolução contra a miséria material, a cia repercute as questões existenciais que permitam ao indivíduo, em grupo, buscar uma saída para o sonho de um mundo socialmente justo, honesto e ético. Esta obra obteve Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.
Concepção, Direção e coreografia: Sandro Borelli
Intérpretes: Alex Merino, Amanda Santos, Francisco Silvino, Verônica Santos, Junior Gadelha e Rafael Carrion
Trilha sonora e arte gráfica: Gustavo Domingues
Fotografia: FK
Iluminação: Sandro Borelli
Figurino: Grupo
Preparação corporal: José Ricardo Tomaselli, Vanessa Macedo e Yáscara Manzini
Direção de produção: Cristiane Klein – Dionísio Produção
Minutagem – 50’

Quinta em Dança

Quinta em dança é um projeto coordenado Profª Drª Kathya Godoy que articula ensino, pesquisa e extensão por meio de ações artísticas, educacionais e culturais desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação – (GPDEE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp, que tem como objetivos principais promover o acesso a Arte, Cultura e a formação de plateia/público para Dança.Isto se dará por meio de oficina artística educativa seguida da apreciação reflexiva de um espetáculo de Dança. Ademais, pretende-se dinamizar os equipamentos universitários Teatro Reynúncio Lima e Teatro Maria de Lourdes Sekeff, como espaços culturais de referência de apreciação estética e discussão sobre Dançana cidade de São Paulo. O projeto é uma ação do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação (DACEFC), com o patrocínio da Unesp por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o apoio da pró-reitoria de Extensão universitária (Proex).

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo