Projeto da Unesp vence Prêmio Alcoa de Inovação

24/10/2013

O projeto Cobertura Retrátil Multifuncional, desenvolvido por Alex Daniel Ribeiro Parato, Luiz Gustavo Chagas e Pedro Benatti, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Unesp, Câmpus de Presidente Prudente, SP, sob a orientação do professor Evandro Fiorin, foi o vencedor do 11º Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio na modalidade estudante.

A Unesp também chegou na final dessa mesma modalidade com outro projeto, a Lona Diligente, que tem como autor responsável Naiane Quirino De Biazi. Integra a equipe Jessica Fateiga Câmara, sob orientação de Paula da Cruz Landim, professora do curso de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp de Bauru.

A solução retrátil de cobertura em estrutura de alumínio é aplicável em diversas modalidades, como no setor de transportes, na construção civil ou qualquer situação que necessite da proteção de algum elemento à ação do tempo aliado à praticidade e rapidez de montagem e manejo. 'Além do produto simplificar a tarefa e otimizar o tempo de seus usuários, traz lucro, aumenta a produtividade, reduz os possíveis riscos físicos para o trabalhador e os prejuízos causados por intempéries e perdas de mercadorias, tais como grãos, por exemplo', ressalta Parato.

Em onze edições, premiação somou 2.262 projetos participantes e 232 entidades de ensino. Somente neste ano, mais de 780 pessoas participaram do concurso nas modalidades Profissional e Estudante.

O resultado da premiação foi divulgado na noite de 22 de outubro, durante evento na capital paulista. O objetivo do concurso é estimular a utilização do alumínio - um material infinitamente reciclável - para criar soluções inovadoras e sustentáveis.

Na 1ª etapa do 11º Prêmio Alcoa, todos os projetos recebidos foram avaliados por um Comitê, formado por profissionais da Alcoa, que selecionou os dez finalistas que participaram da próxima fase. A 2ª etapa compreendeu o desenvolvimento tridimensional, para o qual cada grupo finalista recebeu uma ajuda de custos de R$ 3 mil, e apresentação presencial de todos os projetos finalistas para a Comissão de Premiação. Esta Comissão escolheu o projeto vencedor de cada categoria. Após a apresentação, os 10 projetos finalistas foram expostos para o público em geral, uma oportunidade única para conhecer, debater e ampliar o contato com os autores dos projetos.

'Finalizamos com muito entusiasmo a décima primeira edição do Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio, uma jornada cheia de desafios e conquistas, com projetos inovadores e que demonstram como toda a sociedade evoluiu no firme propósito de construir um mundo mais sustentável', afirma Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina & Caribe.

Incentivo à inovação e sustentabilidade
Os integrantes das equipes finalistas foram contemplados com um diploma e um smartphone. A equipe vencedora na categoria estudante recebeu prêmio em dinheiro no valor líquido de R$ 15 mil, troféu e diploma. O professor-orientador recebe R$ 5 mil, troféu e diploma. São doados R$ 8 mil em equipamentos didáticos para a instituição de ensino a que pertence a equipe premiada.

Aquilino Paolucci, vice-presidente de Desenvolvimento Corporativo e Assuntos Institucionais da Alcoa América Latina e Caribe, foi um dos jurados do Comitê avaliador dos projetos e comemorou a qualidade dos projetos desenvolvidos. 'É maravilhoso saber que estamos estimulando o espírito inovador, característica que faz parte da alma da nossa companhia e uma das principais alavancas do nosso País, em prol da sociedade e do meio ambiente', finaliza.

'Participar do 11º Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio foi uma oportunidade única de colocarmos em prática o que aprenderemos em sala de aula e ainda sermos reconhecidos por isso. Demoramos um ano para desenvolver a solução', comemora o estudante Parato, vencedor da modalidade Estudante.

Para saber mais sobre os projetos campeões e seus idealizadores, acesse www.alcoa.com.br.

O 11º Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio conta com o apoio institucional das principais entidades do setor, como Instituto de Engenharia (IE), Instituto Ethos, Associação de Ensino/Pesquisa de Nível Superior em Design no Brasil (AEnD-BR), Associação dos Designers de Produto (ADP), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), Associação Brasileira das Empresas de Design (ABEDESIGN) e apoio técnico da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).

Fonte: Unesp / CDI Comunicação Corporativa