carregando...

Notícias

Notícias

Projeto Chefs no Bom Prato de Paraisópolis encerra curso com formatura no Palácio



03/12/2012

Secretário Quadrelli entrega certificados para os os formandos do Via Rápida

Nesta segunda-feira os 20 alunos do curso de Ajudante de Cozinha do projeto piloto Chefs no Bom Prato, participaram do encerramento da ação e da cerimônia de formatura. O curso teve duração de três meses e contou com a participação do diretor de educação da APC Brasil, o chef francês, Laurent Suaudeau. As aulas práticas aconteceram durante o Programa Via Rápida Emprego oferecido na unidade de Paraisópolis, por meio da parceria entre as Secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Social.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, o Projeto Chefs no Bom Prato, além de incentivar a adesão de jovens no mercado de trabalho, atua no setor de alimentos, que está em constante crescimento e consequentemente gera escassez de mão de obra qualificada. “O projeto incrementou as aulas de qualificação profissional ao oferecer a oportunidade do contato direto dos estudantes com renomados chefs. Espero que ele seja ampliado para as 29 unidades do restaurante popular que conta com o Via Rápida Emprego”, acrescenta.

Na ocasião, os alunos receberam certificado do Centro Paula Souza e foi oferecido um almoço especial, preparado pelos Chefs da Associação dos Profissionais de Cozinha (APC Brasil), parceira do projeto.

Além do secretário Quadrelli, o evento contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin, do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, da diretoria do Centro Paula Souza e outras autoridades.

Projeto piloto Chefs no Bom Prato De um lado uma lacuna de 400 mil vagas não preenchidas nos bares e restaurantes espalhados pelo País, boa parte localizados no Estado de São Paulo. De outro, o caminho para a solução: cozinhas industriais equipadas e capacitação com o selo de qualidade do Centro Paula Souza. Assim, surgiu a parceria Chefs no Bom Prato, uma união entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Associação dos Profissionais de Cozinha (APC Brasil).

Desde setembro de 2011, os restaurantes do Bom Prato também funcionam como sala de aula de cursos profissionalizantes na área de gastronomia do Programa Via Rápida Emprego. “Os frequentadores do restaurante, além de terem refeições de qualidade a baixo custo e acesso gratuito à internet, também têm a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho”, comentou o secretário Rodrigo Garcia.

Com a parceria, profissionais experientes do mercado, associados da APC Brasil, compartilharam seus conhecimentos e experiências com os alunos e ministraram palestras e aulas na unidade Paraisópolis.

A iniciativa tem como objetivo divulgar os cursos de qualificação profissional, na área de alimentos disponíveis nos restaurantes e promover a entrada de novos profissionais no mercado, a partir da oferta de mão de obra capacitada. O projeto visa também a incentivar a adesão de jovens profissionais das classes C e D no mercado de trabalho, apresentando a carreira de “profissional de cozinha” como uma ferramenta de mobilidade social.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo