carregando...

Notícias

Notícias

Programa realiza formatura de turmas na Capital



09/11/2011

Governador e secretário enfatizaram necessidade de qualificação para o trabalho

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Paulo Alexandre Barbosa, participaram nesta quarta-feira (09) da cerimônia de formatura de alunos da rede pública estadual de ensino que realizaram este ano os cursos de capacitação profissional do Via Rápida Emprego na Capital.

O evento, que foi realizado no Senac Consolação, região central de São Paulo, reuniu estudantes dos cursos de técnicas secretariais, rotinas em administração de recursos humanos, técnicas de vendas e básico em rotinas de escritório.

Durante o evento, o governador ressaltou que o país passa por um processo de mecanização dos setores agrícola e industrial, o que vem diminuindo o número de empregos nessas áreas. “O setor de serviços é que o mais emprega no Brasil e em São Paulo, atualmente, em áreas como o administrativo e varejo. E vocês estão se formando para trabalhar nesse setor e contribuir com o crescimento do Estado”, disse o governador aos estudantes presentes.

Iniciativa de oferecer qualificação profissional para jovens é inédita no Estado

O governador ponderou ainda que, ao mesmo tempo em que existem profissionais buscando uma oportunidade no mercado de trabalho, sobram vagas em bancos de empregos como o Emprega SP. “No banco, existem 34 mil vagas que não são preenchidas por falta de qualificação. Queremos corrigir essa situação, oferecendo cursos gratuitos e de qualidade para a população que mais necessita”, afirmou Alckmin.

“O jovem de hoje precisa emprego e não se qualifica não por falta de vontade, mas sim de oportunidades. Cabe ao Governo gerar essas oportunidades, oferecendo cursos de qualidade para a população que mais precisa. A formatura de hoje é a concretização do objetivo do projeto Via Rápida Emprego. É muito bom ver a alegria desses jovens que tem um futuro brilhante e de muito trabalho”, completou o secretário Paulo Alexandre.

A iniciativa de oferecer qualificação profissional básica para jovens que estão concluindo os estudos é inédita no Estado de São Paulo. Este ano, o Via Rápida Emprego reservou cerca de 2 mil vagas para alunos matriculados no Ensino Médio de escolas estaduais da Capital e em mais 12 municípios da Grande São Paulo: Barueri, Carapicuíba, Cotia, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Osasco e Suzano. A ação tem como objetivo oferecer oportunidades para os estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo