Programa oferece 1470 vagas em 2012

09/12/2011

Em 2012, o Governo do Estado de São Paulo irá oferecer 1470 vagas do programa Via Rápida Emprego para atender a Região de Votuporanga. O investimento estimado será de R$ 3,087 milhões, entre qualificação e bolsa de estudo. O anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, nesta sexta-feira (9), durante a 7ª edição do Acelera São Paulo.

As vagas no programa irão beneficiar os seguintes municípios: Américo de Campos, Cosmorama, Estrela d´Oeste, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, Guarani d´Oeste, Indiaporã, Macedônia, Mira Estrela, Ouroeste, Parisi, Pedranópolis, Pontes Gestal, São João das Duas Pontes, Sebastianópolis do Sul, Valentim Gentil e Votuporanga.

Lançado pelo governador Geraldo Alckmin, em julho de 2011, o programa Via Rápida Emprego oferece cursos básicos de qualificação profissional com o intuito de capacitar gratuitamente a população que está em busca de oportunidade de emprego. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o programa oferece mais de 130 modalidades de cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias, dependendo da ocupação.

Neste 2° semestre de 2011, estão sendo oferecidas 30 mil vagas em mais de 400 municípios. As aulas são ministradas em Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, em salas descentralizadas de escolas estaduais, unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e da Associação de Deficientes Visuais (Adeva). A partir de 2012, o programa contará também com unidades fixas e novas carretas móveis equipadas com laboratórios. Atualmente, já conta com a carreta de soldagem e no próximo ano entram em operação as carretas de panificação, confecção, hospitalidade e imagem pessoal.

Os alunos recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Os desempregados, sem seguro-desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o curso, podendo receber o total de R$ 330. “O objetivo é oferecer a chamada porta de saída dos programas de transferência de renda, ou seja, a qualificação para as pessoas gerarem renda, entrarem no mercado de trabalho e conquistarem sua autonomia”, afirma o secretário.

Em 2011, entre os 30 municípios contemplados pelo Acelera SP em Votuporanga, estão sendo investidos quase R$ 1 milhão na criação de 452 vagas em 9 cursos profissionalizantes distribuídos em 13 municípios, <a data-cke-saved-href="http://www.desenvolvimento.sp.gov.br/noticias//files/cursos_do_via_rapida_oferecidos_nos_municipios_da_regiao.pdf" href="http://www.desenvolvimento.sp.gov.br/noticias//files/cursos_do_via_rapida_oferecidos_nos_municipios_da_regiao.pdf" link"="" target="_mblank">confira tabela.