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Programa de intercâmbio inicia suas atividades



06/01/2011

Ao todo, serão disponibilizadas 600 bolsas de estudos para alunos e professores

Um grupo de 50 professores de inglês das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais embarcou nesta terça-feira, 4 de janeiro, para os Estados Unidos. Eles foram os primeiros contemplados pelo Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, que oferecerá 600 bolsas de estudo de inglês nos EUA – 500 para alunos e 100 para professores.

“Foi um dos melhores projetos que o Centro Paula Souza lançou em 2010. Além de aumentar a autoconfiança e a capacitação aos nossos docentes, existe a questão institucional que é muito importante: o professor sente que o Governo do Estado e a instituição investem na melhoria do seu conhecimento e da sua atuação. Certamente esses profissionais vão retribuir em dobro dentro das salas de aula”, afirmou Laura Laganá diretora superintendente do Centro Paula Souza, que acompanhou o embarque dos docentes junto com Angelo Luiz Cortelazzo, coordenador de Ensino Superior da instituição.

Com duração de um mês, os cursos intensivos acontecerão em cidades cosmopolitas de diversos estados norte-americanos – os professores farão o curso em San Diego. O objetivo do programa de intercâmbio é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho, utilizando a língua como ferramenta de acesso à informação e comunicação. Para os docentes, o curso tem foco no ensino e oferece uma importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional.

“O crescimento pessoal e profissional que o programa vai proporcionar terá reflexo nas minhas aulas. Certamente os maiores beneficiados serão meus alunos”, comemorou Luciane do Amaral, professora da Fatec Lins que nunca havia viajado para fora do Brasil.

Bolsistas viajam com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA e seguro saúde – com exceção dos custos com passaporte e visto, que correm por conta dos participantes. O STB Student Travel Bureau, empresa brasileira do segmento de turismo jovem e educação internacional vencedora da licitação, é responsável pela viagem e estadia dos estudantes e docentes.

Fico muito feliz pelo Governo do Estado e pelo Centro Paula Souza terem acreditado no nosso trabalho. Vai ser uma oportunidade fantástica para todos nós”, disse Cristiane Bessi, da Etec Sylvio de Mattos Carvalho, de Matão.

Nesta primeira etapa do programa, 420 professores participaram do processo seletivo realizado em outubro de 2010. Foram contemplados os candidatos com maiores notas em exame de proficiência em língua inglesa.

Além dos cinquenta professores que embarcaram nesta terça-feira, 250 alunos viajam nos meses de março e abril. A segunda etapa será no 2º semestre de 2011. O investimento total do Governo do Estado será de R$ 5,8 milhões. Veja mais fotos do embarque dos professores no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

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