carregando...

Notícias

Notícias

Professores do Paula Souza participam de palestras



30/01/2013

Alvaro Gabriele, da Fatec Carapicuíba, em palestra na Campus Party de 2012 (Divulgação)

A sexta edição da Campus Party, evento sobre tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital, que começou nesta segunda-feira, 28, contará com a participação de dois professores do Centro Paula Souza. Fernando Masanori Ashikaga, da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) São José dos Campos, e Luiz Pena, da Escola Técnica Estadual (Etec) de Suzano, darão palestras na sexta-feira, 1º de fevereiro, e sábado, 2, respectivamente. A Campus Party acontece até domingo, 3, no Anhembi Parque, em São Paulo.


A oficina “Hackeando o Facebook e o Twitter com Python” será liderada por Ashikaga, professor de Programação dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Banco de Dados da Fatec São José dos Campos. Ele ensinará os participantes a criarem aplicativos com o programa Python a partir de informações disponibilizadas pelos usuários do Facebook e do Twitter. Ashikaga conta que usará alguns conceitos que fazem parte de suas aulas.

“Muitas vezes programação é apresentada de maneira tediosa para os alunos. Meu trabalho tenta tornar o assunto mais interessante, pois leciono a partir de um cenário no qual o estudante já está inserido: as redes sociais”, afirma.

Professor de Banco de Dados da Etec de Suzano, Pena ministrará a palestra “O papel das redes sociais como feramenta auxiliar no ensino”, tema que começou a estudar em 2011 para o trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Informática para Gestão de Negócios na Fatec Itaquaquecetuba. “Hoje, os alunos não se desvinculam das redes sociais, que são, portanto, mais uma ferramenta para o aprendizado”, diz. “Os alunos ficam mais focados no conteúdo e interagem mais quando as mídias sociais são usadas para disponibilizar informações e se comunicar.”

Para acesso às atividades dos professores é necessário ter um ingresso do evento, mas também é possível acompanhá-las pela internet.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo