carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Professora e alunos da Fatec Rio Preto elaboram dicionário bilíngue de agronegócio



13/02/2015

Fonte: Centro Paula Souza

A professora de inglês Edilene Gasparini Fernandes, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de São José do Rio Preto, está desenvolvendo um dicionário bilíngue (português-inglês e inglês-português) com termos usados no agronegócio. Estudantes da unidade colaboram na elaboração do projeto.

A ideia partiu da constatação de professores e alunos do curso de tecnologia em Agronegócio sobre a escassez de títulos que contemplem vocabulários bilíngues nessa área específica. De acordo com Edilene, ainda não existe um dicionário desse tipo e a obra que está sendo desenvolvida vai trazer palavras e expressões usadas nas áreas ligadas ao agronegócio, como Gestão, Agronomia, Veterinária, Recursos Sucroalcooleiros, entre outros.  

Edilene usou como ponto de partida um Glossário de Termos Usados em Atividades Agropecuárias, Florestais e Ciências Ambientais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social BNDES). O levantamento dos termos está sendo feito também pelos estudantes de todos os cursos da faculdade: Agronegócios, Informática para Negócios e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Eles estão compilando expressões específicas usadas em artigos de suas áreas.

Além de publicar um dicionário impresso, o grupo trabalha no desenvolvimento de um aplicativo que poderá disponibilizá-lo em smartphones e tablets. Edilene espera que o trabalho esteja pronto no início do ano que vem.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo