carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Professor da Unesp lança livro na França



03/01/2012

O advogado Jorge Barrientos-Parra, professor da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Câmpus de Araraquara, coordenou a publicação na França de um livro que trata específicamente do Brasil. A obra é parte de uma série intitulada Os Grandes Emergentes, uma iniciativa do Agir (Revisão Geral de Estratégia) editada pela Sociedade para Estratégias (Société de Stratégie), uma associação sem fins lucrativos criada para orientar o país sobre contextos internacionais e formas de lidar com crises.

O foco da Série é a política externa e interna de cada um dos Brics – Brasil, China, Índia, Rússia, com excessão da África do Sul. A sigla foi criada para designar nações de economia grande e em crescimento no mundo. Para isso, especialistas dos próprios países foram convidados a escrever análises na área econômica, política e cultural.

Barrientos-Parra recebeu a solicitação de organizar o volume diretamente do General Eric de La Maisonneuve, presidente associação. “Fiquei honrado em coordenar o volume sobre o Brasil. A próxima tarefa é publicar o volume em português e organizar um colóquio em São Paulo para a exposição e debate de cada um dos artigos apresentados nesse volume cuja grande maioria é de professores da Unesp”, explica o professor da FCL.

Intitulado L’Aube du Brésil (A aurora do Brasil), o volume trata de política, economia e sociedade. A obra enfoca a democracia brasileira e a Constituição de 1988. Outros assuntos enfocados são estratégias de desenvolvimento; a exportação de produtos agrícolas; o pré-sal; as raizes colonais do Brasil e o panorama atual; as possibilidades de melhoria do ensino superior brasileiro; e a violência e a insegurança como um desafio para os países emergentes.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo