Pró-reitoria de Pesquisa da Unesp lança coleção digital

14/05/2015

Fonte: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Lançamento foi às 10h do dia 11 de maio (Daniel Patire/Unesp)A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) lançou no dia 11 de maio, na Câmara Central de Pesquisa da Unesp, na Reitoria, em São Paulo, os oito livros da Coleção Prope Digital, parceria entre o selo Cultura Acadêmica, da Editora Unesp, e a Pró-reitoria de Pesquisa (Prope). "Trata-se de uma parceria frutífera que tem como principal objetivo levar para a sociedade o conhecimento gerado na universidade de maneira livre e acessível", pontuou a pró-reitora de Pesquisa, Maria José Soares Mendes Giannini. "Dentro da Coleção, há duas vertentes: Fronteiras, na área das Ciências Biológicas e Exatas, e Desafios Contemporâneos, em Humanidades", conclui.

O editor-executivo da Editora Unesp, Jezio Gutierre, ressaltou que as parcerias entre a Editora Unesp e a Pró-reitoria da universidade, principalmente a de pós-graduação, já duram 20 anos. "No universo digital, nossos livros já atingem 15 países com uma média de 45 mil download por obra". disse.

No lançamento, lembrou que a edição digital não substituti a edição impressa. "Há uma incerteza sobre o que ocorrerá nos próximos decênios. O percentual de livros vendidos varia muito: 35% nos EUA, 5% na Europa e 2% no Brasil. São dados aproximados que apontam para um número muito maior de incertezas do que de afirmativas", comentou.

Gutierre informou que se vive uma revolução científica com cerca de 100 a 150 mil novos doutores por ano em todo o mundo, num total de 10 a 14 milhões de pessoas com título de Ph.D. "Para atender essa explosão acadêmica e de publicações, o livro digital é uma boa resposta, devido ao custo e a possibilidade de ampla distribuição. O barateamento das edições passa ainda pela redução do valor dos programas/aplicativos de edição. Nesse contexto, iniciativas como esta, entre a Cultura Acadêmica e Prope, devem ser levadas adiante", conclui.

Autores e organizadores dos livros da Coleção Prope Digital
As publicações lançadas e seus respectivos organizadores são:

• Bioenergia - Nelson Ramos Stradiotto e Eliana G.M. Lemos

• Nanotecnologia - Carlos Frederico de Oliveira Graeff

• Ciências humanas em debate - Angelo Del Vecchio, Dorotéa Machado Kerr, Flávia Arlanch Martins de Oliveira, Jean Cristtus Portela, Maria Eunice Q. Gonzales e Maria Suzana de Stefano Menin

• Comunicação, cultura e linguagem - Anita Simis, Anna Flora Brunelli, Arlindo Rebechi Junior, Carlo José Napolitano, Lucilene dos Santos Gonzales, Maria Cristina Gobbi e Suely Maciel

• Identidades brasileiras: composições e recomposições - Cristina Carneiro Rodrigues, Tania Regina de Luca e Valéria Guimarães

• Arte, ciência, processos criativos - Evandro Fiorin, Paula da Cruz Landim e Rosangela da Silva Leote

• Desafios contemporâneos da educação - Célia Maria David, Hilda Maria Gonçalves da Silva, Ricardo Ribeiro e Sebastião de Souza Lemes

• Representações culturais da América indígena - Ana Raquel Portugal e Liliana Regalado de Hurtado.

Sobre o selo
Cultura Acadêmica é o segundo selo da Fundação Editora da Unesp, cujo selo central é o Editora Unesp, que existe desde 1987 e tornou-se marca já consagrada com um catálogo que a caracteriza como editora universitária de destaque junto ao leitor brasileiro e ibero-americano. O segundo selo foi criado há alguns anos para auxiliar principalmente o atendimento às múltiplas demandas editoriais da Unesp. Com a ampliação do número de títulos editados pelo selo Cultura Acadêmica, a Fundação Editora da Unesp abre novas oportunidades de publicação num momento em que a pesquisa acadêmica e sua divulgação são cada vez mais necessárias. A Coleção Prope Digital está, assim, sintonizada com as tecnologias da textualidade eletrônica e também com a transmissão gratuita de conhecimento gerado nas pesquisas da universidade pública.

Clique aqui para baixar os livros gratuitamente.