carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Presidente do IPT conquista prêmio de Ciência Aplicada



22/04/2010

"Prêmio é um orgulho para qualquer pesquisador brasileiro", afirmou

O diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), João Fernando Gomes de Oliveira, é o vencedor do Prêmio FCW Ciência e Cultura, mantido pela Fundação Conrado Wessel (FCW), na categoria Ciência Aplicada. É a maior premiação do Brasil na área. A cerimônia de premiação será realizada em 14 de junho, na Sala São Paulo, na capital paulista.

O Prêmio FCW de Ciência reconhece anualmente perfis renomados, com qualidades de talento inovador, liderança, abrangência social, trabalho incansável, integridade e ética. Atualmente, Oliveira vem realizando intenso trabalho de modernização no IPT, que começou em 2008 e já consolidou o investimento de cerca de R$ 100 milhões do Governo do Estado para o triênio 2008-2010, com mais de 400 equipamentos adquiridos e obras de infraestrutura. O IPT deve, por exemplo, ganhar neste ano o primeiro centro de bionanotecnologia do Brasil, com R$ 44 milhões de invetsimentos.

Outras três categorias são premiadas pela Fundação: Ciência Geral, Medicina e Cultura. Os júris das quatro categorias são compostos por especialistas, indicados pelas parceiras da FCW: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Academia Brasileira de Letras (ABL) e Academia Brasileira de Ciências (ABC).

“Sinto-me lisonjeado em receber esta premiação que já homenageou tantos nomes de destaque em suas áreas de atuação no país. É um orgulho para qualquer pesquisador brasileiro”, afirma Oliveira.

João Fernando Gomes de Oliveira foi presidente da agêcia de inovação Fábrica do MIlênio e coordenador de Engenharia 3 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Graduado e doutorado em engenharia mecânica pela USP e pós-doutorado pela University of California – Berkeley, Oliveira é professor titular da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, e chegou à presidência do IPT em 2008.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo