carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Presidente alemão discute ações na área econômica



06/05/2011

Objetivo do encontro foi a discussão da presença alemã no Estado

O secretário do Estado de São Paulo de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa acompanhou a reunião entre o governador Geraldo Alckmin, o presidente da Alemanha, Christian Wulff, e sua comitiva, na manhã desta sexta-feira, 6 de maio, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

O objetivo do encontro foi a discussão da presença alemã no Estado, a cooperação nos setores de meio ambiente, energias renováveis, combate às mudanças climáticas e investimentos em infraestrutura de transportes.

Também estiveram presentes na comitiva alemã o secretário de Estado do Ministério Federal dos Negócios Estrangeiros, Wolf-Ruthart Born, os deputados federais Ernst Hinsken, Erich G. Fritz e Jürgen Klimke, o secretário de Estado, chefe da presidência federal, Lothar Hagebölling, o embaixador da república federal da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, o chefe do departamento de Relações Internacionais da Presidência Federal, Clemens von Goetze, e o cônsul-geral da República Federal da Alemanha em São Paulo, Matthias von Kummer. Formado em Direito com especialização em Economia pela Universidade de Osnabrück, Christian Wulff é o presidente mais jovem da história da Alemanha, com 51 anos. Já foi governador da Baixa Saxônia, Estado que abriga, entre outras grandes empresas, o Grupo Volkswagen.

Relações SDECT e Alemanha
Em outubro de 2010, a Investe SP recebeu representantes da Renânia Palatinado, um dos 16 Estados da Alemanha, para uma reunião sobre cooperação econômica. O secretário de Economia, Trânsito, Agricultura e Vinicultura da Renânia Palatinado, Alexander Schweitzer, relembrou a existência histórica de colaboração comercial entre o Brasil e a Alemanha e se mostrou interessado nas possibilidades de investimentos que foram apresentadas.

Em junho do ano passado, a Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - realizou uma missão a três países europeus (Portugal, Alemanha e Itália) com o objetivo de atrair novos investimentos internacionais para o Estado de São Paulo e estreitar o relacionamento com agências de promoção da Europa.

No mesmo mês, o vice-ministro de Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da República Federal da Alemanha, Rainer Bomba, reuniu-se com representantes da SDECT e da Invest SP para promover a troca de experiência entre as duas delegações no setor de transporte sobre trilhos e transporte público terrestre. Na oportunidade, também foram apresentadas as ações do governo do Estado de São Paulo na área de infraestrutura.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo