Prêmio Exporta São Paulo 2007

12/12/2007

Acontece no próximo dia 17 de dezembro, às 19h, no Hotel Renaissance, em São Paulo, a entrega do Prêmio “EXPORTA, SÃO PAULO – 2007”, evento que integra o Projeto EXPORTA, SÃO PAULO, que visa impulsionar as exportações paulistas e reconhecer o esforço daqueles que já se engajaram nesse ramo de atividade.

Fruto do Protocolo de Cooperação firmado em 2004 entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento, Federação de Associações Comerciais do Estado de São Paulo - FACESP e a Associação Comercial de São Paulo – ACSP, o Projeto EXPORTA, SÂO PAULO foi criado com o propósito de estimular as exportações de empresas paulistas de micro, pequeno e médio porte, envolvendo pessoas físicas e jurídicas, com atenção especial para empresas ligadas aos Arranjos Produtivos Locais - APLs, que tem suas ações direcionadas ao aumento de competitividade.

O Prêmio EXPORTA, SÃO PAULO é concedido a quatro categorias de empresas e dois Municípios. A escolha das empresas que concorrem à premiação é feita a partir de avaliação do desempenho exportador feito pela FACESP. A indicação dos vencedores, que é feita pelos vice-presidentes regionais da FACESP, considera também projetos de responsabilidade social que reforcem a imagem da empresa na sua região.

As categorias contempladas pelo prêmio são: empresas estabelecidas em municípios abrangidos por Regionais Administrativas da FACESP; indústrias cujos produtos foram adequados pelo Programa de Apoio Tecnológico à Exportação – PROGEX, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT; indústrias estabelecidas em municípios com elevadas taxas de crescimento de suas exportações; e empresas comerciais exportadoras e importadoras.

O critério para a escolha dos municípios premiados é a taxa de crescimento das exportações. Na edição deste ano, os vencedores foram os municípios de Bastos e Avaré, que apresentaram um crescimento de suas exportações de, respectivamente, 11.873% e 567%.

Através desta iniciativa, as entidades promotoras do Prêmio esperam contribuir para o processo de mobilização e sensibilização da iniciativa privada, em especial os produtores de pequeno porte, em relação a direção que devem tomar nos próximos anos para continuar a aumentar suas exportações, determinando assim o aumento da renda e a criação de novos empregos no Estado de São Paulo.