Prefeituras recebem capacitação em atração de investimentos desenvolvida pela Investe SP

07/04/2014

Fonte: Investe São Paulo

Com o objetivo de apresentar os trabalhos de atração de investimentos e conhecer o potencial de cada município, a Investe São Paulo, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, realizou nesta quinta-feira, 03 de abril, o 21º Encontro com Prefeituras Paulistas. O evento contou com a participação de representantes das cidades de Gavião Peixoto, São Manuel, São Caetano do Sul, Laranjal Paulista, Tapiratiba, Barueri, Itapetininga, Mogi Guaçu e Guareí.

Na abertura do encontro, o diretor de Administração e Finanças de Investe SP, Paulo Capelotto, enfatizou a importância de os municípios se tornarem atrativos para os investidores. “Eventos como este promovem a troca de experiências entre os municípios, que estando mais bem preparados, auxiliam o Estado nas batalhas por novos investimentos. Também é uma maneira de demonstramos a excelência do interior de São Paulo”, comentou.

Em seguida, o diretor de fomento da Agência de Fomento Paulista – Desenvolve SP, Júlio Themes, falou sobre as linhas de financiamento do Governo do Estado. “Nosso papel é atuar como um BNDES em nível estadual, oferecendo linhas de crédito que colaborem para o desenvolvimento de municípios e empresas de pequeno e médio porte”, disse. Themes colocou a agência a disposição de todos os representantes presentes e ressaltou o interesse em parcerias.

Seminário

Os representantes das prefeituras participaram de um seminário, no qual o analista de Relações Internacionais da Investe São Paulo, Rafael Murgi, apresentou o passo-a-passo do trabalho da Investe SP no apoio aos municípios e as principais ações que as prefeituras devem desempenhar para atrair e atender bem o investidor.

A apresentação abordou aspectos que tornam o município mais atrativo, como um site completo e com informações em inglês, além de uma equipe na prefeitura que tenha membros bilíngues e seja capaz de atender prontamente o investidor. O município também pode, junto à Câmara Municipal, dentro do que a legislação permite, criar políticas de incentivo fiscal.

O analista da Investe São Paulo ressaltou ainda que são as informações providas pelos municípios que baseiam as listas enviadas aos investidores que utilizam a assessoria da Investe São Paulo. A partir de uma lista de demandas e pré-requisitos, os profissionais da área de projetos da agência fazem listas de cidades que podem atender às necessidades da empresa, levando os representantes inclusive para visitas a terrenos. Deste modo, quanto mais informação a Investe SP tiver sobre uma cidade, maior a chance de que ela seja incluída nas opções que o investidor leva em conta ao decidir onde instalar seu empreendimento.

O gerente do Setor Público da Desenvolve São Paulo, Nadson Xavier, também teve a oportunidade de explicar, em detalhes, as atividades da agência de desenvolvimento e cada uma das linhas de crédito que podem auxiliar os municípios na renovação e aquisição de infraestrutura. Xavier também explicou que o atendimento da agência é realizado à distância, no site www.desenvolvesp.com.br.

Na segunda parte do seminário, as prefeituras tiveram a oportunidade de expor seus municípios e suas vocações para a atração de investimentos. Foram apresentadas atividades econômicas de maior destaque, pólos industriais, estruturas de apoio ao empresário, universidades, centros tecnológicos, leis de incentivos fiscais, entre outros assuntos.
Encontros com municípios

Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, a agência Investe São Paulo está promovendo uma série de encontros com prefeitos e secretários municipais para debater projetos locais de atração de investimentos.

Até o momento, já foram realizadas 21 reuniões, com mais de 100 municípios. Os representantes das cidades que quiserem participar das reuniões com a Investe São Paulo podem solicitar sua inscrição pelo telefone (11) 3218-5769.