carregando...

Notícias

Notícias

Pós-Graduação em Matemática do ICMC recebe nota máxima em avaliação do governo federal



12/12/2013

No total, 3.337 programas de pós-graduação do Brasil foram analisados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na avaliação trienal 2013, mas apenas 140, ou 4,2%, receberam a nota máxima: 7. Entre esses está o Programa de Pós-Graduação em Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

“Receber o conceito 7 é uma alegria e uma honra, pois trata-se de um reconhecimento externo à USP, evidenciando que estamos cumprindo nossa missão com excelência internacional. O conceito 7 coroa a excelência e a dedicação do corpo discente, do corpo docente e do corpo técnico-administrativo do ICMC e sintetiza um esforço de décadas, realizado por centenas de pessoas, para estruturar um programa de pós-graduação na área de matemática, área fundamental para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia”, declarou o diretor do Instituto, José Carlos Maldonado.

Os critérios da avaliação da Capes levam em conta cinco quesitos: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social. O conceito 7 é atribuído apenas àqueles que têm desempenho equivalente ao alto padrão internacional. A maioria dos programas de pós-graduação brasileiros (68%) são classificados com notas 3 e 4, atribuídas a programas “regulares” e “bons”, respectivamente.

Para avaliar a questão da internacionalização do programa, a Capes considera seis aspectos: as visitas realizadas pelos professores da instituição a centros internacionais de excelência e a participação desses docentes em congressos internacionais conceituados na área; os estágios realizados pelos alunos no exterior com bolsas sanduíche; o número de professores de instituições estrangeiras que visitam o programa; os acordos de cooperação com instituições estrangeiras visando o intercâmbio de alunos e pesquisadores; a organização de congressos internacionais e a versão em inglês do site, destinado a atrair estudantes e pós-doutores de outros países.

Segundo Maldonado, a obtenção do conceito 7 é uma conquista da USP, de São Carlos e do Estado de São Paulo. “Registro os agradecimentos ao apoio recebido da administração central da USP, em particular à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, e ao apoio recebido das agências de fomento (FAPESP, Capes e CNPq) e a todas as demais instituições que apoiaram e motivaram as atividades de ensino e pesquisa do ICMC”, acrescentou.

“Essa é uma conquista muito almejada por nós, que nos deixa felizes e realizados. Temos aqui um conjunto de pessoas, incluindo todos os nossos docentes, funcionários e alunos, que fazem a diferença”, afirmou a presidente da Comissão de Pós-Graduação do ICMC, Agma Traina.

*Outros programas – *O Programa de Ciências de Computação e Matemática Computacional do ICMC também foi bem avaliado pela Capes, mantendo o conceito 6. A novidade é que, agora, passou a fazer parte do Programa de Excelência Acadêmica (Proex), e poderá receber uma dotação orçamentária para ser utilizada em qualquer das modalidades de apoio concedidas pela
Capes. Entre essas modalidades, estão: concessão de bolsas de estudo, bem como recursos para investimento em laboratórios, custeio de elaboração de dissertações e teses, passagens, eventos, publicações, entre outros. As bolsas de estudo concedidas pelo Proex são gerenciadas pelas coordenações dos cursos de pós-graduação, que são responsáveis pela seleção e acompanhamento dos bolsistas conforme as orientações da Capes.

O Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC também foi englobado ao Proex. Já os demais programas de pós-graduação do Instituto não completaram ainda 3 anos de existência, tal como o Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat) e o Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística, e não participaram da avaliação trienal 2013 da Capes.

*Um pouco de história **–* Antes do surgimento do ICMC, em 1970, São Carlos já tinha um Programa de Pós-Graduação em Matemática bem conceituado, com cursos de mestrado e doutorado. Nessa época, o programa estava vinculado ao Departamento de Matemática da Escola de Engenharia de São Carlos. Em 1971, quando os docentes desse departamento criaram o ICMC, o Instituto passou a cuidar oficialmente dessa pós-graduação.

Em 1976, a Capes implantou um sistema nacional de avaliação da pós-graduação e, desde então, cumpre papel relevante para o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa científica e tecnológica no Brasil. A avaliação dos cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado é realizada uma vez a cada três anos e gera notas (ou conceitos) que vão de 1 a 7. Os conceitos 6 e 7 expressam excelência constatada em nível internacional. Nas avaliações trienais de 2007 e de 2010, o Programa de Pós-graduação em Matemática do ICMC havia obtido conceito 6.

Referente ao período de 2010 a 2012, a avaliação trienal 2013 da Capes constatou um crescimento de aproximadamente 23% no sistema nacional de pós-graduação. Os 3.337 programas de pós-graduação analisados compreendem 5.082 cursos, sendo 2.893 de mestrado, 1.792 de doutorado e 397 de mestrado profissional.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo