Porto Ferreira já conta com Sistema Integrado

02/01/2012

O município de Porto Ferreira conta a partir de hoje, 02, com o Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), que disponibiliza a micro, pequenos e médios empreendedores da cidade um serviço unificado para obtenção de licenças para o funcionamento de suas atividades.

Após registro na Jucesp e inscrição no CNPJ, o SIL abre a solicitação de licenciamento que, depois do preenchimento, é submetida aos órgãos envolvidos (Centro de Vigilância Sanitária, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros e Prefeitura). Após a análise de baixo ou alto risco do negócio, o SIL consolida o tempo médio de resposta de todos os órgãos, disponibilizando um placar geral de atuação de cada um deles.

“Começamos 2012, o ano do empreendedorismo, com um total de 22 cidades que utilizam o SIL. Desta forma, seguimos nossa meta de ampliar o número de municípios integrados ao sistema, para que a desburocratização facilite ainda mais a vida de quem pretende abrir negócio no Estado”, afirma o secretário Paulo Alexandre Barbosa.

Ao final do processo, o SIL emite o Certificado de Licenciamento Integrado, que contém a licença de todos os órgãos, além dos respectivos prazos de validade, condições e restrições impostas. O certificado é sempre atualizado, via internet. A obtenção do certificado pelo SIL torna desnecessária a apresentação física dos documentos, fazendo com que se reduza o tempo de registro de uma empresa, desburocratizando o processo. O SIL funciona pelo site www.sil.sp.gov.br.